A criação de Brasília está intimamente ligada à história do Brasil. Desde sua inauguração em 1960, ela assumiu lugar central na dinâmica do país. Em 21 de abril de 1950, Juscelino Kubitschek inaugurou a nova Capital Federal.
O Distrito Federal, planejado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ostenta o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Brasília é considerada uma cidade futurista em termos de arquitetura. Atualmente, é a terceira maior capital do país, com cerca de três milhões de habitantes.
O Ibrachina tem fortes ligações com Brasília, com um escritório funcionando na Capital. A embaixada da China está localizada na cidade e já desenvolveu vários projetos culturais em parceria com o Instituto. Thomas Law, presidente do Instituto, foi recebido pelo embaixador e pelos ministros do corpo diplomático em diversas ocasiões.
No escritório do Ibrachina, Thomas Law, presidente do Instituto, reuniu-se com diversas autoridades do Brasil e da China. Destaque para a comitiva da Zhejiang International Business School (ZIBS), liderada pelo reitor Ben Shenglin. [Foto abaixo]
Sede dos Três Poderes, foi em Brasília que o Ibrachina participou de diversas reuniões com as Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional. De semelhante modo, teve encontros com o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o vice-governador do Distrito Federal, entre outras autoridades.
A Capital Federal também foi a primeira cidade brasileira a receber a “Temporada Cultural da China no Brasil”, em celebração aos 50 anos de Relações Diplomáticas Brasil-China, em 2024. A programação incluiu shows do Ibrachina Musical Project, da Academia de Dança de Beijing e a Companhia de Ópera Wu de Zhejiang. Em fevereiro de 2025, foi a vez do espetáculo “Cores da China”, com o Grupo de Danças da Universidade Minzu do Centro-Sul da China, parte das celebrações do Ano Novo Chinês na Capital. [Foto abaixo]
No campo jurídico, destaque para a atuação de Thomas Law como presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRCB) da OAB. Em parceria com a Ordem, o Ibrachina promoveu na Sede Nacional da OAB, eventos como “Brasil-China Legal Forum – Advocacia sob a Perspectiva Internacional”, que debateu questões estratégicas na relação bilateral; o “Simpósio Internacional Inovação, Fintechs, Economia Verde e Crédito de Carbono”, focado em questões de tecnologia e sustentabilidade no Brasil e na China; o painel “Advocacia sob a Perspectiva Internacional: Panorama Interdisciplinar e Oportunidades entre o Brasil e a China”, entre outros.
De igual modo, o Instituto apoiou a realização, na cidade, do workshop “Reforma Tributária: Desafios e Oportunidades”, do “Jurisports”, evento focado em Direito Desportivo e do Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar.
A sede do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, sediou a cerimônia de lançamento do livro multidisciplinar “Marco Regulatório do Saneamento Básico: Estudos em Homenagem ao Ministro Luiz Fux”, publicado pela editora da OAB, em que Thomas Law colaborou com um capítulo.
Vale lembrar ainda que, em Brasília, Thomas Law entregou o prêmio na categoria “Cidades Inteligentes” na premiação do Congresso em Foco, site com o qual colabora com artigos jurídicos.