Saber falar inglês é uma vantagem no mercado de trabalho, mas existe uma crescente demanda para os brasileiros que sejam fluentes em mandarim.
Com a aproximação crescente do Brasil e da China já foi identificada uma defasagem no número de profissionais que tenham esse conhecimento.
Aqueles que desejam acelerar o conhecimento da língua e da cultura muitas vezes optam por estudar fora por um tempo. Contudo, esse não é um processo fácil. Por isso, apresentamos algumas alternativas de cursos grátis que podem ser feitos online.
A Universidade de Pequim tem o maior projeto internacional, oferecendo 51 cursos grátis que podem ser feitos pela internet. Isso inclui mandarim para iniciantes e outros temas de diversas áreas do conhecimento.
Para conhecer mais sobre a Universidade de Pequim visite seu site.
Cursos MOOCs
Os cursos são na modalidade MOOCs (Massive open online courses). Eles são gratuitos, mas para receber a certificação no final do curso é necessário pagar uma pequena taxa.
Eles são realizados na plataforma Coursera. Para se inscrever é necessário dominar o inglês, pois são aulas preparadas para alunos do mundo todo. Alguns cursos possuem opção de legendas em português. Os mais avançados são totalmente em mandarim.
Conheça todos os 51 cursos grátis a distância oferecidos pela Universidade de Pequim AQUI
Aprendendo Mandarim
Entre os principais cursos estão os de mandarim, indo do nível básico até os mais avançados, para quem deseja obter as certificações HSK, abreviatura de Hànyǔ (chinês) Shuǐpíng (nível) Kǎoshì (teste).
Esse teste de proficiência avalia as habilidades dos alunos de mandariam em saber usar o chinês em suas vidas diárias, acadêmicas e profissionais.
- Chinês para HSK 1 – Total: 37 horas
- Chinês para HSK 2 – Total: 21 horas
- Chinês para HSK 3 PARTE I – Total: 60 horas
- Chinês para HSK 3 PARTE II – Total: 27 horas
Saiba todos os detalhes aqui https://www.coursera.org/specializations/hsk-learn-chinese