O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará, nos dias 11 e 12 de março, o 1º Congresso STJ Brasil-China de Direito.
O evento será dedicado a discussão sobre meio ambiente e inteligência artificial no contexto jurídico dos dois países. Os temas serão abordados a partir da perspectiva das três seções especializadas do tribunal: direito público, direito privado e direito penal.
A programação, que inclui painéis e mesas de debate, será transmitido ao vivo pelo canal da corte no YouTube. Haverá tradução simultânea de mandarim e português.
Programação
A abertura do encontro acontecerá às 8h30 do dia 11, com a participação do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin. Também estão confirmados o ministro da Educação, Camilo Santana, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e o secretário para Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Eduardo Paes Saboia.
A conferência de abertura do congresso será conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.
Ao longo dos dois dias de evento, ministros e ministras do STJ vão presidir debates com a participação de diversos especialistas brasileiros e chineses em inteligência artificial e meio ambiente.
A legislação sobre inteligência artificial no Brasil e na China, o caminho jurídico para a chamada ecocivilização e os crimes ambientais e cibernéticos são alguns dos temas que estarão em pauta. A programação completa pode ser acessada AQUI.