O “Ibrachina Challenge by igloo Network” é a competição de startups promovida pelo Ibrachina em parceria com a igloo. Seu foco é estimular startups brasileiras, fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços através de networking e aprendizado.
Neste ano, foram 700 startups inscritas. Todas tiveram o mesmo tempo para explicar seus projetos e tentar conquistar o prêmio: uma viagem para participarem da GITEX, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do mundo, que ocorre em Dubai, de 17 a 21 de outubro. Além disso, foram distribuídas premiações em dinheiro, que somam mais de R$ 50 mil.
O corpo de jurados era formado por Thomas Law, presidente do Ibrachina; Caroline Riley, da FEA Angels; Jennifer Chen, da JC Capital; Tânia Gomes, da ACSP; Antônio Rocca, diretor da PWC; Fernando Seabra, da Batalha das Startups; André Figer, do Grupo Figer; o empreendedor In Hsieh e o consultor Fernando Tohmé.
Estas são cinco startups que tiveram participação destacada, chegando à final. Você pode conhecer melhor as outras finalistas aqui.
iSportistics
A iSportistics oferece um conceito único no Brasil: a Plataforma Inteligente de Vídeo Esportivo ou SSVP, na sigla em inglês. A startup desenvolve tecnologias proprietárias de machine learning, deep learning e visão computacional, acompanhando as tecnologias mais avançadas do mundo nessa área.
O propósito da iSportistics é fazer com que ferramentas tecnológicas de ponta e padrão global estejam acessíveis a todos os players do segmento esportivo, incluindo desde times de bairro e pequenos clubes de todos os esportes, a federações e confederações. Pode beneficiar também a imprensa e marcas de grande porte, sempre otimizando a performance técnica e gerando negócios ao longo de toda essa cadeia de valor.
Além do Brasil, esta startups de sports tech já criou soluções e projetos customizados para países como EUA, Portugal, França, Inglaterra e Espanha.
Saiba mais em https://isportistics.com/
Km Solidário
A startup por trás do Km Solidário deseja combater o sedentarismo e amplificar as boas práticas sociais, por meio de um aplicativo que conecta praticantes de atividades físicas com pessoas, projetos e empresas que buscam contribuir para a redução da desigualdade social e econômica existentes no país.
Os usuários utilizam o aplicativo do Km Solidário para realizar uma nova forma de doação, usando kms percorridos nas atividades físicas para impactar e transformar vidas. A pessoa escolhe se vai correr, caminhar ou pedalar e usa o app para calcular a distância percorrida
No final de cada mês, a Km Solidário distribui os valores arrecadados com propagandas no aplicativo na proporção dos km atingidos. Cada quilômetro completado é revertido para a instituição escolhida pelo usuário.
Saiba mais em https://kmsolidario.com.br/
Aplicativo Escolar
O Aplicativo Escolar se apresenta como uma rede social para professores e estudantes. Ele possibilita que professores compartilhem seus conhecimentos com alunos de qualquer lugar do mundo.
tilizando a versão para celular ou web, o professor ou educador pode criar e gerenciar suas aulas de maneira online. Os alunos, por sua vez, têm opções sobre o que desejam aprender, desde disciplinas simples até cursos completos nas mais diversas áreas e especializações.
O programa facilita o acesso à maioria das informações que os pais normalmente desejam saber sobre o desempenho escolar dos filhos, como boletins, lista de material escolar e avisos da escola.
Entre suas diversas funcionalidades estão um chat, para comunicação da escola com pais e alunos. Também pode ser usado para solicitar documentos como declarações, boletins, históricos escolares, entre outros.
Outra funcionalidade da plataforma é a opção “buscar aluno”, que pode ser usada quando o responsável se atrasa ou não pode buscar o aluno, ele faz a comunicação através do app. Utilizando o GPS do smartphone ou tablet, o Aplicativo Escolar traça a rota do local onde você está até a escola.
Saiba mais em https://aplicativoescolar.com/
Bella Materna
Bella Materna quer ser o aplicativo que acompanha a mulher em toda a sua vida. Ele possibilita vídeo-chamadas ilimitadas com especialistas em saúde da mulher, obstetrícia, pediatria, consultoria de amamentação e nutricionistas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Também pode ser usado para fazer agendamento de consultas em qualquer horário do dia ou da noite. O Bella Materna aproxima a usuária de especialistas em saúde da mulher, obstetrícia, pediatria, consultoria de amamentação e nutricionistas.
Com ele é possível faça upload e download de todos os exames, carteirinha de vacinação, cartão de pré-natal, prescrições médicas e pedidos de exames. O app ajuda a manter tudo organizado e em um único lugar. Além disso, também oferece informações e conteúdos atualizados, de forma gratuita e aberta.
Saiba mais em https://www.bellamaterna.com.br/
Shimejito
A startup Shimejito tem como premissa básica a sustentabilidade, usando a lógica da economia circular, do reaproveitamento de desperdícios. Ela oferece a possibilidade do usuário ter sua própria produção de cogumelos e fazer parte de uma rede de produtores a nível global, rentabilizando o espaço disponível em sua casa.
Os usuários do sistema, após um pequeno investimento em infraestrutura, podem gerir o que a empresa chama “farm”, uma mini-fazenda. A tecnologia desenhada pela startup dá todas as condições para a produção “doméstica” de cogumelos em estufas caseiras.
O modelo de negócio da Shimejito viabiliza a produção de 25 espécies de cogumelos frescos e biológicos em ambiente controlado. Os responsáveis pela Shimejito podem instalar toda a tecnologia e equipamentos necessários para a produção na casa dos interessados, independentemente da localização. Não é necessário muito espaço, podendo instalar o equipamento em apartamentos, garagens ou até em espaços menores. A startup desenvolveu uma metodologia própria, que permite o crescimento dos cogumelos até duas vezes mais rápido que o normal e com o custo operacional 10 vezes menor.
Para os interessados em apenas consumir os cogumelos, basta fazer uma assinatura para receber semanalmente em casa cogumelos frescos produzidos localmente numa das “farms”.
Saiba mais em https://shimejito.com/