Dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Imigração Chinesa no Brasil. Conforme dados do Consulado da China de São Paulo, mais de 300 mil chineses vivem hoje no país. Para lembrar a data, foi realizado um evento no Ibrachina Arena.
Participaram das celebrações a vereadora Edir Sales, autora da lei que inclui o Dia da Imigração Chinesa no calendário oficial de São Paulo; Fernando Ye, presidente da Associação Chinesa do Brasil; Mario Marcovicchio, presidente do Conseg Centro; e representantes de diversas associações chinesas.
Os convidados foram recebidos pelo presidente do Ibrachina Arena e Ibrachina Futebol Clube, Henrique Law. Na ocasião, foi descerrada uma placa comemorativa.
A abertura foi uma partida amistosa entre os times do Ibrachina Social. Em seguida, houve a apresentação da Dança do Dragão e Dança do Leão da Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lilly Lau. Além disso, foram entregues 3.300 cestas básicas para 11 entidades pela Associação Chinesa do Brasil.
Data é reconhecida por lei
A lei municipal paulistana (Lei 16.702 de 2017) que homenageia os imigrantes chineses, é de autoria da vereadora Edir Sales. Já a Lei 13.686/2018, que incluiu a data no calendário oficial nacional, foi sancionada pelo então presidente Michel Temer em 2018, durante solenidade com a presença do presidente do Ibrachina, Thomas Law.
A data foi escolhida como referência ao dia oficial da chegada dos primeiros chineses ao Brasil, em 1900. Um grupo de 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, que mais tarde se estabeleceria em São Paulo em busca de oportunidades.
Segundo dados da Polícia Federal, os chineses representam cerca de 5% do número de imigrantes registrados no país.