O Dragon Boat é uma celebração muito popular na China, com registros de mais de 2000 anos. Envolve uma disputa entre equipes de remadores, que tem seu ritmo marcado pela batida de um tambor, usando canoas longas com cabeça e cauda de dragão. Seguindo o calendário lunar, em 2025, o Festival Dragon Boat (Danwu) é celebrado em 31 de maio.
Em São Paulo, o Dragon Boat Day: 50 anos de Relações Brasil e China será realizado na mesma data, 31 de maio, na Raia Olímpica da USP, a partir das 9:00. Além da competição esportiva, haverá diversas atrações culturais.
Os ingressos são gratuitos, mas limitados, devendo ser reservados pela plataforma Sympla.
A programação inclui um workshop de dragon boat e show do Ibrachina Musical Project, banda brasileira que canta músicas chinesas com arranjos modernos. Também haverá uma apresentação das tradicionais Dança do Leão e Dança do Dragão.
O Dragon Boat Day faz parte do projeto “50 Anos das Relações Brasil e China: Uma História de Amizade”, uma realização de Ibrachina e Chinese Bridge Club in São Paulo, com apoio do Consulado da China em São Paulo, da Associação Chinesa de Barco Dragão do Brasil, da Cult SP e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço:
Dragon Boat Day: 50 anos de Relações Brasil e China
Raia Olímpica da USP, Av. Professor Mello de Morais 1382, Butantã – São Paulo/SP
A partir das 9:00
Entrada gratuita, com ingressos emitidos pela plataforma Sympla.