Durante sua visita à China, Thomas Law, presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da OAB Federal (CNRBC/OAB), encontrou Celso Amorim, Assessor Especial do Presidente do Brasil.
Thomas viajou a Beijing a convite do governo federal, onde participou do “Seminário Empresarial China-Brasil”. O evento que fez parte da agenda oficial do presidente Lula da Silva ao país asiático nesta semana.
Trajetória de Celso Amorim
Com mais de seis décadas de carreira, Celso Amorim é o atual assessor-chefe para Assuntos Internacionais da Presidência da República.
Anteriormente, exerceu os cargos de Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia no Governo Sarney (1985-1988); ministro das Relações Exteriores nos governos de Itamar Franco (1993-1995) e Lula da Silva (2003-2010), além de Ministro da Defesa durante a presidência de Dilma Rousseff (2011-2015).
Amorim ganhou destaque internacional ao defender um sistema multilateral de comércio e relações baseadas no respeito mútuo. Ele também é um defensor da diversificação de parcerias econômicas do Brasil, destacando a China como aliada estratégica.
Diplomata de carreira, foi embaixador no Reino Unido, chefe da representação brasileira na ONU, em Nova York, representante junto aos órgãos da ONU em Genebra, serviu na representação do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, além de ministro-conselheiro e encarregado de Negócios em Haia.
O diplomata foi ainda professor no Instituto Rio Branco, professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB) e membro da Área de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da USP.