A competição Willem C. Vis East International Commercial Arbitration Moot é uma das mais importantes do mundo na área. Este ano ocorre entre os dias 30 de março e 6 de abril, em Hong Kong, China.
O Ibrachina volta a apoiar equipes brasileiras que participam da competição. São três times: da PUC-SP, da junção UNIPE/UFPB e o Universities of the Brazilian Amazon Team. O apoio do Instituto é de especial importância, pois, em uma decisão inédita, a Comissão Organizadora da competição permitiu a inscrição de equipes brasileiras não vinculadas a uma instituição de ensino. O objetivo é promover a educação e ampliar a participação de estudantes de regiões mais remotas, que geralmente enfrentam desafios no acesso a eventos internacionais.
Antes de participarem da 22ª edição do Vis East Moot, as equipes brasileiras estarão no 15º Shangai Vis Pre-Moot, entre 25 e 28 de março. O evento jurídico é um pré-moot, uma preparação para o Vis East Moot.
Com o aumento contínuo nas relações comerciais internacionais e as inevitáveis disputas transfronteiriças resultantes na Ásia, a Vis East Moot oferece a estudantes de Direito, acadêmicos e profissionais uma grande experiência em arbitragem internacional e direito comercial internacional.
Time da UNIPE/UFPB
Uma fusão entre alunos de Direito da UNIPE e da UFPB, ambos com histórico de conquistas expressivas no cenário da arbitragem nacional e internacional. A união das duas equipes pretende fortalecer a presença da arbitragem no Nordeste e proporcionar uma experiência enriquecedora para os participantes.
Em Hong Kong, serão representados pelos estudantes, com a orientação de coordenadores e coaches experientes.
O time UNIPE/UFPB dedicou-se, nos últimos meses, a conhecer mais sobre a China, explorando os costumes locais. Ao longo de março, eles participaram de um treinamento com a equipe da UNB, que participará do Vis Moot em Viena. Também participaram virtualmente do Pre-Moot Chile, onde enfrentaram equipes europeias, com a presença de árbitros da Ásia. Estiveram ainda no Pre-Moot Curitiba, onde competiram com grandes equipes brasileiras.
Brazilian Amazon Team
Essa equipe surgiu da união de oito estudantes das duas universidades públicas do estado, sob a orientação de Daniel Jacob Nogueira, em parceria com o Núcleo Especial de Arbitragem do Norte (NEA).
Será a primeira equipe do Amazonas a participar do Vis East Moot, e a primeira experiência internacional desses competidores. Para eles, o Vis East Moot marca “a aproximação do Amazonas com a arbitragem internacional e com o mundo, colocando o norte em evidência na área”. Com isso, pretendem também inspirar mais jovens no estudo da arbitragem e nas participações em competições acadêmicas.
Sua preparação começou em novembro de 2024, com a elaboração dos memoriais, e, desde janeiro de 2025, dedicam-se intensamente aos treinos para as rodadas orais.