O título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB) é uma homenagem a pessoas que prestaram relevantes serviços à Aeronáutica Brasileira. Nesta sexta (11), Thomas Law, presidente do Ibrachina e conselheiro diretivo da APECC, recebeu essa honraria.
A cerimônia aconteceu no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA-SP. Estavam presentes diversas autoridades, como o Major Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV Comando Aéreo Regional, e o coronel Leonar Thiago Barbosa, ex-comandante da Base Aérea de São Paulo (BASP).
“Estou grato por ser escolhido como membro honorário da FAB, juntamente com outros colegas. Em especial porque temos uma relação de parceria do nosso Instituto e da APECC com a FAB, com quem realizamos ações de ajuda humanitária”, disse Thomas.
Parcerias nas ações
O Ibrachina trabalhou em parceria com a FAB em diversas ocasiões, para beneficiar a população brasileira.
Durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, o Comitê de Resposta Rápida, iniciativa do Ibrachina Smart City Council, enviou toneladas de água, alimentos e material de limpeza, em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação do Comitê, que recebeu apoio da APECC e de comerciantes da Mooca e do Centro, foi articulada junto à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Ulysses Guimarães.
No auge da pandemia do Covid-19, em janeiro de 2021, o Instituto possibilitou a doação de contêineres ISO, com quantidade equivalente a 1.700 cilindros de oxigênio, além de 1.800kg de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e material médico-hospitalar que foram levados por aviões cargueiros da FAB para Manaus, onde foram entregues à rede de saúde local.
Ainda como fruto da boa relação, Ibrachina e APECC apoiaram a produção do livro “Base Aérea”, do fotógrafo Guto Ambar. O material reproduz diversos momentos importantes da Base Aérea nos últimos anos.