Comemorado anualmente dia 15 de agosto, o Dia do Imigrante Chinês faz parte do calendário oficial de eventos da capital paulista. Uma solenidade em celebração à data foi realizada nessa sexta (15), no auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo.
Estavam reunidas autoridades e representantes de associações chinesas para celebrar a rica história e o legado dos imigrantes chineses no Brasil.
A mesa de honra foi composta por Thomas Law, presidente do Ibrachina; Zhang Xi, vice-cônsul do consulado da China em São Paulo; Angela Gandra, secretária das Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo; Ademir Moraes, presidente da APECC; Paulo Ferreira, representando a vereadora Edir Sales; Gao Qinxiang, diretor do Instituto Confúcio da Unicamp; Lúcia Zhao, presidente da Associação das Mulheres Chinesas do Brasil; Sr. Wang, representante da Associação Geral Chinesa do Brasil; e Fernando Ou, fundador da Associação Geral Chinesa do Brasil.
Destacando a importância da data, Thomas mencionou os diversos eventos promovidos pelo Ibrachina em prol das relações sino-brasileiras. “Parabenizo a iniciativa da vereadora Edir Sales, pelo seu trabalho e dedicação à defesa do estreitamento das relações Brasil-China. Também ressalto o trabalho importante dos representantes da comunidade chinesa presentes e do Consulado Geral da China que sempre apoia iniciativas de integração cultural”, pontuou
Ele convidou a todos para assistirem ao show de drones, promovido pelo Ibrachina, com apoio do Consulado Geral da China em São Paulo, na noite do dia 15 de agosto, na Praça da Liberdade. Finalizou pedindo uma salva de palmas aos imigrantes chinesas que ajudam a construir o Brasil.
Zhang Xi, vice-cônsul da China, lembrou que a data também marca o 51º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas China-Brasil. “Há 51 anos as relações bilaterais continuam a se fortalecer. China e Brasil são grandes países em desenvolvimento. Nossas relações sempre estiveram na vanguarda dos laços econômicos e culturais”, destacou.
A secretária Angela destacou que a São Paulo se propõe a ser a “cidade de todos os povos”. “Cada imigrante é parte da nossa cidade e os chineses fazem parte da nossa história. Agradecemos muito a contribuição que eles dão, pois são um povo trabalhador. Sua firmeza e sua luta pelos negócios também ajuda a tornar a nossa economia mais pujante”, disse.
A celebração do Dia do Imigrante Chinês em São Paulo ocorreu pela nova vez na Câmara Municipal. A sessão solene foi proposta pela vereadora Edir Sales, autora da Lei Municipal nº 16.702/2017, que inseriu a data no calendário cultural da capital. Ela visa homenagear a contribuição da comunidade chinesa para a cultura e economia do país.
Veja como foi