Mais de mil pessoas estiveram, nessa sexta-feira (25), no 2º Seminário Sobre Produção Agroindustrial do Alto Paranaíba, uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na cidade de Carmo do Paranaíba, Minas Gerais.
O evento foi promovido por Ibrachina, IBCJ, CEDES, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG).
A mesa de abertura do Seminário foi composta por Thomas Law, presidente da Ibrachina; César Caetano Almeida, prefeito de Carmo do Paranaíba; Júlio Cesar, vereador de Carmo do Paranaíba; Renato Ruas, reitor da UFV CRP; João Grandino Rodas; presidente do CEDES; Joaquim de Cerqueira César, diretor do IBCJ; Fábio André Teixeira, professor da UFV; Vilson Luiz da Silva, presidente da FETAEMG; Demetrius Silva, reitor da UFV; Deputado Estadual Cristiano Silveira; e Henrique Miranda Neto, reitor da UNIPAM. Também estava presente o deputado federal Newton Cardoso Júnior.
Conforme enfatizou Thomas em sua fala, a região tem um enorme potencial econômico. “A publicação dos livros produzido a partir de estudos da UFV, com apoio do Ibrachina, darão repercussão nacional e internacional.”
Entre os presente ao Seminário estavam o ex-ministro Ricardo Berzoini. Gilberto Silva, prefeito de Matutina; José Efigenio, vereador de Rio Paranaíba; Ronaldo Mundim, presidente da Câmara Municipal de Lagoa Formosa; Hernane Resende; Joel Carvalho, do Sindicato de Patrocínio; Alícia Cardoso, do Sindicato dos Trabalhadores de Patos de Minas; Múcio Moreira, presidente da Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba; Alexandro Oliveira, do SICREDI; Iago Garcia e Victor Vitim, vereadores de Lagoa Formosa; Aleixo Garcia e Lúcio Machado, presidente e vice do MDB de Lagoa Formosa; João do Ibraim, vice-prefeito de Lagoa Formosa; João Vaz, vereador de Carmo do Paranaíba; além de outras autoridades.
Entrega de honraria e lançamento de livros
Na ocasião, Thomas Law recebeu o título de Cidadão Honorário de Rio Paranaíba, entregue pelo vereador José Efigenio dos Reis Ribeiro.

Ainda como parte da programação, foram lançados dois livros: “Perfil Produtivo e Potencialidades do Alto Paranaíba – Volume II”, obra produzida a partir de estudos da Universidade Federal de Viçosa com apoio do Ibrachina e “15 Anos da UFV Campus Rio Paranaíba: Uma História de Sucesso”. Ambos publicados pela editora D’Plácido.
Palestras
O Seminário realizado no Ponta de Terra Tênis Clube teve palestras que abordaram temas ligados ao agronegócio. A professora Raquel Menezes, da UFV, falou sobre “Inovação Tecnológica no Campo”; o professor Fábio Teixeira, da UFV, abordou o tema “O Perfil da Mão de Obra no Alto Paranaíba”.
Na sequeência, a professora Janaine Reis, da UNIPAM, palestrou sobre Hortifruticultura; Adriana Nascimento, da FETAEMG, tratou do “O Agronegócio e a Agricultura Familiar”; e o ex-ministro Ricardo Berzoini, analisou o tema “O Brasil do Presente e as Perspectivas de Futuro”.