O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus, foi palco de um dos maiores encontros de tecnologia, sustentabilidade e inovação do setor agro no Norte do Brasil. O 1º Congresso Internacional Amazonas de Inovação, Agricultura e Sustentabilidade reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir os desafios ambientais que impactam a produção agrícola e apontar caminhos sustentáveis para o desenvolvimento da região.
Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ, além de founder do Ibrawork, participou da abertura do evento e foi um dos palestrantes no painel “Sustentabilidade Urbana: Energia Limpa e Gestão de Resíduos”.
“Para nós, do Ibrachina e do Ibrawork, que atuamos no fomento da educação, é muito importante estar aqui no Amazonas, participando desse intercâmbio cultural e acadêmico. Especialmente neste ano, em que o COP 30 vai tratar de temas relativos à sustentabilidade na região da Amazônia. Por isso Manaus tem um papel relevante na discussão de assuntos como mudanças climáticas”, afirmou Thomas.
Durante o congresso, foi realizada também a primeira reunião estratégica de 2025 do Connected Smart Cities, iniciativa nacional voltada ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Paula Faria, CEO e idealizadora do projeto, ressaltou que o conceito de cidades inteligentes vai muito além da tecnologia. “Envolve uma série de soluções, incluindo agricultura urbana e tecnologias para manejo de solo”, concluiu.
Também participaram o deputado estadual João Luiz, coordenador do Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam); Neibe Ararújo, do podcast Tropa Dos Amigos; Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra e Paula Faria, CEO do Connected Smart Cities. Na reunião estratégica também estavam presentes o deputado João Luiz; o vereador João Carlos; e Fernando Vieira, prefeito de São Figueiredo.
Veja como foi