O Ministério da Educação (MEC) participou da feira de tecnologia “Huawei Connect 2023”, em Shangai, na China. O MEC foi representado pelo subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Fábio Campelo Santos da Fonseca Ribeiro.
O evento buscou explorar o futuro da tecnologia inteligente, as oportunidades que ela apresenta e como integrar a inteligência de forma eficaz em cenários setoriais e industriais.
Entre os objetivos da Huawei Connect estão a troca de ideias com especialistas técnicos e desenvolvedores do mundo inteiro, a exploração das inovações em TIC e novas aplicações setoriais, além de oportunidades de negócios com empresas líderes e parceiros do ecossistema.
Conforme Fábio Campelo, foi uma oportunidade de conhecimento de novas tecnologias para serem aplicadas nos programas, projetos e ações em andamento no MEC.
Visitas técnicas
Ainda como parte da agenda, a comitiva brasileira participou de uma reunião na Escola Secundária Yan’an de Shangai, organizada pelo Departamento de Intercâmbio Internacional da Comissão Municipal de Educação de Xangai, que contou com a presença de autoridades locais e representantes dos Departamentos de Educação Municipal de Xangai e de Changning e do Instituto de Professores de Xangai.
Os brasileiros puderam conhecer novas tecnologias e equipamentos de última geração que apoiam o desenvolvimento da educação na China e que podem facilitar o ensino e a aprendizagem no Brasil. Ocorreram visitas à sede da Huawei, na cidade de Shenzhen, da fábrica automatizada de 5G e do Laboratório Max Planck.
Por fim, uma visita à Secretaria de Educação de Xangai, para ver como é feita a gestão das escolas municipais, em termos de operacionalização, manutenção e inovação das tecnologias empregadas nas escolas chinesas. A IA, o 5G e a nuvem estão ampliando os limites, aumentando a produtividade e redefinindo os modelos de gestão.
Com informações do Ministério da Educação.