O ano de 2024 marcará o 250º aniversário da fundação de Campinas e o 50º das relações diplomáticas Brasil-China. As celebrações destas duas datas foram um dos temas da reunião de Thomas Law, presidente do Ibrachina, e Yu Peng, Cônsul-Geral da China em São Paulo, com o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
Durante o encontro nesta sexta-feira (15), o mandatário destacou que a cidade mantém proximidade com a China. Além de abrigar uma importante comunidade chinesa, é sede da fabricante de veículos elétricos BYD e da concessionária de energia State Grid CPFL. Apresentou um vídeo em mandarim mostrando como é Campinas.
A realização de festividades chinesas como o Ano Novo Chinês e o Festival da Lua, demonstram que já existe uma forte integração cultural. Outro elemento de ligação com o gigante asiático é o fato de Campinas ser “cidade-irmã” do município chinês de Fuzhou.
Thomas Law relatou como foi a recente missão à China liderada por ele. Dentre as parcerias formalizadas, destaca-se o acordo com o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Zhejiang. Ele possibilitará um intercâmbio científico de professores e pesquisadores da Unicamp – onde está o CPDI Ibrachina/Ibrawork – com universidades chinesas.
“Tivemos reuniões com o Consulado Geral da China em São Paulo para tratar dos eventos de comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas Brasil-China. Queremos fazer uma grande ação em Campinas, por causa da importância da cidade e também de sua grande comunidade chinesa”, explicou Thomas.
Esta foi a primeira visita do Cônsul Yu Peng à maior cidade do interior do Brasil, e também sua primeira agenda fora da capital paulista. “É uma satisfação visitar Campinas. Estivemos na fábrica da BYD e na Unicamp. Agradeço ao prefeito por nos receber. Posso dizer que fiquei impressionado com o que vi”, afirmou.
Participaram da sessão Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas; Bruna Santos, diretora de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas, Paulo Zheng, presidente da Aliança Brasil China de Campinas; e Tak Chung Wu, diretor do CPDI Ibrachina/Ibrawork; além de empresários, autoridades locais e representantes da comunidade chinesa de Campinas.