O presidente do Ibrachina e do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), Thomas Law, foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Perícias Forenses, realizado dia 17 de junho, em Recife. Na ocasião, ele foi homenageado pela Comissão de Perícias Forenses da OAB Pernambuco.
O evento reuniu representantes das comunidades jurídica, médica e científica para discutir temas estratégicos que transcendem as fronteiras da perícia e da diplomacia internacional. Entre os presentes, o professor Duarte Nuno Vieira, referência internacional e docente da Universidade de Coimbra.
Thomas participou da abertura oficial e integrou um dos painéis centrais, com a palestra “Relações Brasil e China: Guerra Comercial e Oportunidades para as Ciências Forenses”. A apresentação tratou dos impactos da guerra tarifária entre EUA e China e das oportunidades que esse cenário oferece para o avanço das ciências forenses no Brasil.
Entre os tópicos abordados, os mecanismos de resolução de disputas, como a arbitragem e os dispute boards, a atuação integrada entre perícias nacionais e internacionais, e o papel crescente da cooperação internacional no fortalecimento de redes de pesquisa, na formação de especialistas e no intercâmbio técnico-científico.
Também participaram do painel Mônica Christye, presidente da Comissão de Perícias da OAB São Paulo, e Diogo Ramos, presidente da Comissão de Perícias da OAB Pernambuco e da Comissão Nacional de Perícias da OAB.
O Congresso teve apoio institucional do IBCJ e do Ibrachina.