Ajudar os brasileiros a entenderem as complexidades políticas, econômicas e culturais da China moderna e seu papel central na geopolítica mundial é a proposta do curso “Além do Dragão: Geopolítica para decifrar o Século Asiático”. A capacitação, com aulas online, é promovida pela revista CartaCapital.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, falou na aula inaugural, transmitida nesta terça (20), pelo canal do YouTube da revista, que tem mais de 500 mil inscritos. Ele conversou sobre as relações sino-brasileiras com o professor Samuel Spellman, coordenador do curso de especialização em China Contemporânea na PUC-Minas.
“Este é um momento muito importante das relações Brasil-China. Além da consolidada relação econômica, há uma aproximação maior nas áreas acadêmica, cultural, jurídica, pesquisa e desenvolvimento, sustentabilidade, tecnologia e inovação”, explicou Thomas. Durante a aula, ele tratou do tema “China no Século XXI: Potência Global, desenvolvimento interno e relações com o Brasil”.
O presidente do Ibrachina também mencionou as ações do Instituto e relatou como foi sua viagem este mês à China, a convite do governo brasileiro. Em Beijing, ele participou do “Seminário Empresarial China-Brasil: Fortalecendo a Parceria Estratégica”. O evento ocorreu no contexto da visita do presidente Lula da Silva ao país asiático.
O curso “Além do Dragão”
A capacitação é um curso livre, que conta com uma equipe de pesquisadores e especialistas com profundo conhecimento sobre a China e a geopolítica asiática. Reúne a experiência de acadêmicos especializados com o rigor jornalístico de CartaCapital, analisando o avanço das rotas chinesas e o futuro de um mundo cada vez mais multipolar.
A grade curricular inclui aulas sobre a história, política e economia da China, análise das relações da China com outros países e potências mundiais e a compreensão das estratégias geopolíticas chinesas, como a Iniciativa Cinturão e Rota.
Saiba mais sobre o curso e faça a sua inscrição AQUI.
Assista na íntegra: