Durante o 4º Intercâmbio Jurídico Internacional do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES), realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal, Thomas Law, presidente do Ibrachina, do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ) e vice-presidente do CEDES, destacou a importância do Direito Comparado como ferramenta de aprimoramento profissional e institucional. Especialista em Direito Internacional, Thomas participou do evento liderado pelo Dr. João Grandino Rodas, que preside o CEDES.
Esta edição do Intercâmbio teve como tema central os desafios jurídicos da Inteligência Artificial, com aulas ministradas por vários professores de Direito da Universidade de Coimbra. O evento jurídico debateu impactos em áreas como direitos humanos, regulação algorítmica, justiça fiscal e inclusão digital. Participaram do intercâmbio renomados juristas, professores, advogados e magistrados brasileiros.
As aulas foram ministradas pelos Drs. Manuel Lopes Porto, Susana Aires de Sousa, Lucía Muñoz Benito, Bernardo Azevedo, Joana Neto, Dulce Lopes, Matilde Lavouras, Irene Girão, Catarina Castro, Eduardo Figueiredo e Miguel João Costa.
Os intercâmbios jurídicos do CEDES já passaram por países como Itália, Espanha e China. A edição deste ano foi realizada com apoio do IBCJ, do Ibrachina e da Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS). Foi uma oportunidade de ampliação do diálogo acadêmico e a troca de experiências de juristas brasileiros com o Direito português e europeu.
Durante o encontro, Thomas entregou uma cópia do livro “Manual de Estudos Latino-Americanos” ao professor Manuel Lopes Porto, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A obra reúne artigos de mais de 40 doutores de diferentes países e reforça o caráter internacional da produção acadêmica, com apoio do Ibrachina e distribuição pela Tirant Lo Blanch, principal editora jurídica da Ibero-América.