A Sala Darcy Ribeiro foi inaugurada nesta quinta-feira (3), no campus Monte Alegre na PUC de São Paulo, com patrocínio do Ibrachina. A criação do espaço é uma iniciativa do Centro Acadêmico 22 de Agosto, na Gestão Alvorecer, com projeto de Catherine Casarino e João Cury. O local foi decorado com mural do artista Danilo Yamamoto, o Lilo. O nome da sala é uma homenagem a Darcy Ribeiro, conhecido antropólogo e sociólogo, ex-Ministro da Educação e ex-vice-governador do Rio de Janeiro.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, estava presente, ao lado de outros apoiadores, professores e alunos da instituição. “Fiz o mestrado e doutorado aqui na PUC São Paulo. Desde 2013, fazemos um trabalho de levar os alunos daqui para as competições internacionais de arbitragem, em Xangai e Hong Kong. Para mim é uma alegria contribuir com essa sala de fomento aos estudos, não só de Direito, mas para todas as áreas”, afirmou. Na ocasião, Thomas também destacou as contribuições dos professores Dr. Cláudio Finkelstein, Dr. Paulo Feuz e Armando Rovai.
A sala é um local de encontros, estudos e trabalho, idealizado pela gestão Alvorecer do Centro Acadêmico 22 de Agosto, totalmente mobiliada e equipada. Ana Julia Carmona, presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto, explicou que o objetivo era oferecer um espaço para alunos, professores e funcionários da universidade. “Esse projeto foi sonhado e arquitetado por muitas mãos, ao longo de mais de um ano e meio”, contou
“Essa sala atende a uma necessidade dos alunos e, ao mesmo tempo, ajuda a trazer para dentro da universidade as discussões do meio sindical”, reforçou Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB, que também patrocinou o projeto.
O promotor do Ministério Público do Trabalho, Bernardo Coelho, parabenizou os responsáveis pela criação do espaço. “Que essa iniciativa seja um exemplo a ser seguido, não só pelas demais universidades de São Paulo, do Brasil, mas para o ensino em geral”, pontuou.
Leonardo Carvalho, presidente da Juventude Socialista, destacou que a homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro é muito importante, pelo seu histórico de construção de centenas de escolas, notadamente os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) no Rio de Janeiro.
Foram parceiros no projeto da Sala Darcy Ribeiro o Ibrachina, a CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros, o Sindpd – Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo, e a FEITTINF – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação.