Os céus de São Paulo exibiram diferentes formas e cores na noite dessa sexta (15), dia da Imigração Chinesa. A Praça da Liberdade recebeu um show de drones de última geração, promovido pelo Ibrachina com apoio do Consulado da China em São Paulo.
Um grande público se reuniu na região da Liberdade onde, além dos drones no céu, assistiram apresentações musicais com instrumentos tradicionais e a dança do Leão, executada pela ATS – Kung Fu Garra de Águia Lily Lau. As vestimentas usadas são preparadas para apresentações noturnas, com iluminação de led.
O espetáculo visual sobre a Praça reuniu dezenas de drones que mudavam de cor enquanto sincronizavam os movimentos para fazer desenhos e escrever palavras usando a técnica de “posicionamento cinemático”.
As imagens destacaram elementos culturais do Brasil e da China, na data que marca os 51 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
“É uma oportunidade de verdadeira integração cultural, de celebrar com a população de São Paulo na Liberdade, um bairro que preserva a cultura oriental. Desejamos um feliz Dia do Imigrante Chinês a todos”, declarou Thomas.
O presidente do Ibrachina lembrou ainda que, mais cedo, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma sessão solene para celebrar o Dia do Imigrante Chinês, data que faz parte do calendário oficial da capital.
O professor Fábio Lachi, da Associação Lily Lau, destacou a importância da data. “Tivemos um público significativo para celebrar do Dia do Imigrante Chinês e comemoramos a importante relação Brasil-China”, pontuou.
“Foi uma noite memorável, pois o show de drones é especial e a apresentação de dança chinesa, insuperável”, afirma o advogado Dennis Zonzini.
Bruno Henrique Ferreira pratica kung fu e admira a cultura chinesa. Para ele, “foi uma apresentação incrível, celebrando a tradição e a cultura chinesa em São Paulo”.
Entre os que assistam ao show na Praça estava Ervans Souza. “Foi um evento maravilhoso, reunindo a comunidade chinesa e brasileiros que admiram essa cultura milenar. Uma demonstração de amizade e união entre os dois povos”, disse.
O Instituto Sociocultural Brasil-China já realizou outros shows de drones, em São Paulo e Brasília, atraindo grande público.
O evento foi uma realização de Ibrachina, Chinese Bridge Club in São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e CULT SP. Apoio do Consulado Geral da China em São Paulo.
Veja como foi