O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, reuniu-se com o Núcleo de Relações Internacionais (NURIAM) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na Presidência da Casa. Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ, foi convidado a participar do encontro.
Estavam presentes os deputados estaduais João Luiz, coordenador do NURIAM, Adjuto Afonso, Carlinhos Bessa, Sinésio Campos, Mário César Filho e Joana Darc. A comitiva diplomática italiana foi composta, ainda, pelo secretário da Embaixada da Itália no Brasil, Andrea Desogus; pelo cônsul honorário da Itália em Manaus, Mário Robustelli; e pelo assistente do Consulado, Matheus Robustelli.
Na pauta, temas envolvendo sustentabilidade e economia verde, bem como a COP30, que será realizada em Belém no mês de novembro. Entre os temas tratados, estavam a importância da Amazônia em um relevante diálogo de nível internacional, a defesa da floresta em pé como um patrimônio e a necessidade da promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica.
O embaixador da Itália falou da importância da diplomacia parlamentar e da diplomacia cidadã. Ressaltou que faz questão de visitar as Assembleias quando vai para os Estados do Brasil porque é a casa do povo.