O Prêmio Congresso em Foco reconhece anualmente os parlamentares que mais se destacam no exercício do mandato no Congresso Nacional. A edição de 2025 lotou o Teatro Nacional, em Brasília, na noite desta quarta-feira (20). Compareceram autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de empresários, membros da academia e diversos órgãos de mídia.
Essa é a 18ª edição do Prêmio, que já se consolidou como uma das mais respeitadas iniciativas de reconhecimento político no Brasil. São 18 categorias, contemplando a atuação e a defesa de pautas específicas por parte dos parlamentares.
O prêmio na categoria “Melhores em Inovação e Tecnologia” foi entregue por Thomas Law, presidente do Ibrachina, fundador do Ibrawork, e vice-presidente da Comissão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Comissão Especial de Infraestrutura da OAB-SP. Os vencedores foram os deputados federais Fernando Coelho Filho (União-PE), Luísa Canziani (PDS-PR) e Orlando Silva (PCdoB-SP).
“Ibrachina e Ibrawork participaram ativamente desse evento importante, reconhecendo o bom trabalho de deputados federais e senadores pelo país”, disse Thomas, que parabenizou todos os parlamentares premiados este ano.
O CTIO do Ibrawork, Guilherme Hoppe, estava presente à cerimônia. Segundo ele, é parte do trabalho do Ibrawork e do Ibrachina “reconhecer boas práticas, que incentivam cidades mais inteligentes e gestões mais eficazes”. Também acredita que eventos como o Prêmio Congresso em Foco colaboram para visibilidade da pauta da inovação e colaboram para a avanço de legislações específicas.
As categorias da premiação vão desde as atuações de destaque na Câmara e no Senado até a defesa de pautas nacionais. Houve premiação para: Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Tecnologia, Saúde, Cultura, Justiça, Comércio e Indústria, além de Diplomacia Cidadã. Entre os apoiadores do Prêmio este ano estão Ibrachina, Google, iFood e o site jurídico Migalhas.
Sobre o prêmio
A escolha dos vencedores do Prêmio reúne três elementos: voto popular pela internet, avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso e análise de um júri especializado da sociedade civil. Os critérios usados para a avaliação incluem qualidade das proposições e capacidade de articulação.
A premiação celebra o bom mandato e contribui para a construção de um país mais justo, transparente e comprometido com o interesse público. Este ano foram reconhecidos os parlamentares mais bem avaliados, pela votação popular, de cada uma das 27 unidades federativas.
O Prêmio Congresso em Foco 2025 foi realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal, com apoio de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada, como J&F, Google, iFood, ADB, DIAGEO, Ibrachina, Sinditamaraty, site Migalhas e APCF.
Veja como foi