A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou um ato solene em celebração ao 39º aniversário da Guarda Civil Metropolitana. O evento dessa quarta (17), no Auditório Franco Montoro, foi prestigiado por diferentes autoridades, empresários, acadêmicos, membros das forças de segurança da capital e convidados.
O presidente do Ibrachina e conselheiro estadual da OAB-SP, Thomas Law, integrou a mesa de honra. Ele estava ao lado do proponente, o deputado estadual Fábio Faria de Sá; da deputada estadual Carla Morando; do Secretário Municipal de Segurança de SP, Orlando Morando Júnior; da inspetora Mary Roseane de Souza, comandante da IDMAS; do inspetor superintendente Jairo Chabaribery Filho, comandante-geral da GCM; e do inspetor superintendente Júlio César Figueiredo, diretor-geral da Academia de Segurança Urbana.
“Como iniciativa privada, temos uma relação estreita com a Guarda e sabemos da complexidade da segurança da capital. Acreditamos que a GCM de São Paulo, preparada, com formação, pesquisa e inovação, seria um paradigma para todas as cidades brasileiras”, disse Thomas. Ele lembrou as diferentes ocasiões em que o Ibrachina e a APECC apoiaram a Guarda, incluindo doação de equipamento de saúde e álcool gel durante a pandemia, bem como 3.000 livros para a biblioteca da Academia de Segurança este ano.
O deputado Fábio destacou a importância da corporação e o legado de seu tio, o ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá, autor do Estatuto Geral das Guardas Municipais: “Essa homenagem é uma extensão do legado que ele deixou e, também, minha expressão de gratidão ao compromisso e à coragem de cada integrante da Guarda Civil Metropolitana”, afirmou. Enfatizou ainda que, em breve, a Academia de Segurança se tornará Faculdade e a doação dos livros foi fundamental para isso.
A cerimônia homenageou os comandantes e membros da corporação que se dedica à proteção da capital e de sua população. Criada em 1986, a GCM de São Paulo consolidou-se como força de apoio fundamental às políticas de segurança e cidadania, sempre investindo em capacitação, tecnologia e presença comunitária.