Pela primeira vez, todos os Institutos Confúcio do Brasil estiveram reunidos. Durante a cerimônia, na sede do Instituto Confúcio na Unesp, em São Paulo, nesta sexta (12) foi inaugurada a “Rede Brasileira dos Institutos Confúcio”. A iniciativa fortalece os laços culturais, promovendo a língua e a cultura chinesa nas universidades do Brasil.
A convite do Instituto Confúcio na Unesp, Thomas Law, presidente do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo, participou do encontro, acompanhado de Ana Law, diretora financeira do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo.
Estavam presentes autoridades como Yu Yunfeng, diretor-geral do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC), do Ministério da Educação da China; Zhang Xi, cônsul geral interina do Consulado-Geral da China em São Paulo; Xing Wenju, ministro da Embaixada da China no Brasil; Ding Yang, vice-diretor de divisão de políticas e Rede Global da Divisão de Programas e Subvenção da Fundação de Educação Internacional Chinesa (CIEF); além de Zhang Lili, diretora da Divisão de Captação de Recursos e Relações Públicas da CIEF.
Yang Wei, presidente da CIEF e Liu Jianping, presidente da Universidade de Hubei, participaram por vídeo.
Também estiveram presentes: Maysa Furlan, reitora da Universidade Estadual Paulista- Unesp; Rozana Reigota Naves, reitora da Universidade de Brasília; Marluce Aparecida Souza e Silva, reitora da Universidade Federal do Mato Grosso; Cesar Martins, vice-reitor da Unesp; Penildon Silva Filho, vice-reitor da Universidade Federal da Bahia; lima Pastana Ferreira, vice-reitora da Universidade do Estado do Pará; Fernando Antonio Santos Coelho, reitor em exercício e Coordenador Geral da Unicamp, Marley Velasco, vice-reitora da PUC do Rio de Janeiro; Diana Azevedo, vice-reitora da Universidade Federal do Ceará; José Roberto de Souza Cavalcanti, vice-reitor da Universidade de Pernambuco; Marcelo Leineker Costa, vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins; Paulo Henrique Aragão Catunda, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão; Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp.
Programação e assinatura de Termos de Cooperação
Como parte da programação, ocorreram duas apresentações artísticas. As professoras Jiao Jiabo e Aline Toffoli, do Instituto Confúcio na Unesp, fizeram uma demonstração de artes marciais. Na sequência, três alunos do Instituto Confúcio na Unesp e uma aluna do Instituto Confúcio para Negócios na FAAP recitaram o poema “Grande Muralha da Amizade”.
Os representantes dos Institutos Confúcio participaram de dois fóruns de debate sobre o ensino do mandarim nas universidades brasileiras e a divulgação da cultura chinesa no país. Na sequência, a professora Ru Ning, diretora chinesa do Instituto Confúcio na UFC; e Antônio Carlos Braga Silva, diretor brasileiro do Instituto Confúcio na Universidade do Estado do Pará, apresentaram as conclusões dos encontros.
O CIEF assinou um Termo de Cooperação com a Rede de Institutos Confúcio do Brasil e empresas chinesas. Da mesma forma, o CLEC assinou Termos de Cooperação com a Universidade de Brasília e com a Universidade Federal de Tocantins.
Os Institutos Confúcio são programas públicos de promoção educacional e cultural mantidos pela Fundação de Educação Internacional Chinesa, tendo como objetivo ensinar a língua e divulgar cultura chinesa, facilitar o intercâmbio educacional e promover a amizade entre os povos. O Ibrachina e o Chinese Bridge Club in São Paulo apoiam regularmente a realização de diferentes projetos dos Instituto Confúcio.