A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) homenageou Thomas Law, presidente do Ibrachina, com a Medalha Tiradentes, maior honraria do estado do Rio de Janeiro. A proposição foi do deputado estadual Danniel Librelon, que presidiu a sessão solene no Palácio Tiradentes da Alerj. Além de Danniel, compuseram a mesa de honra General Ernesto de Lima Gil, assessor de Relações Institucionais do Comando Militar; a vereadora Tânia Bastos; a diretora administrativa e financeira do Ibrachina, Ana Law; o advogado José Francisco Gouvêa, sócio da Gouvêa Vieira Advogados; e o diretor da L’Oréal Brasil, Patrick Sabatier, também homenageado na sessão.
Após receber a medalha e o respectivo diploma, o presidente do Ibrachina agradeceu a honraria, lembrando sua trajetória e as ações do Ibrachina, incluindo ações no Rio de Janeiro.
“Estivemos no Rio de Janeiro diversas vezes no último ano. Sabemos do potencial para uma maior integração do Estado com a China, em diversas áreas. Através do Instituto, trouxemos eventos culturais, como o Festival de Cinema Chinês, no ano passado, e a Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China em 2025”, destacou.
Durante a cerimônia, foram exibidos vídeos com homenagens a Thomas feitas pelo presidente do CEDES, João Grandino Rodas, pelos professores da Faculdade de Direito da PUC-SP, Cláudio Finkelstein e Marcelo Figueiredo; pelo fundador do IBCJ, Joaquim Portes de Cerqueira César; pelo deputado estadual pelo Amazonas, João Luiz; além do Coordenador de Pesquisa e Inovação do CPDI, Li Li Min.
Antes da entrega da medalha a Thomas, a cantora Michele Gondim e o tecladista Caio Brandão fizeram uma apresentação especial, entoando a canção chinesa “A Lua é o meu coração”. A sessão foi prestigiada por diversas autoridades e convidados, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.
Promoção das relações Brasil-China
Na justificativa para a entrega da medalha, a ALERJ abordou a trajetória de Thomas como jurista, empresário, presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork.
“Sua sólida formação acadêmica é acompanhada de uma atuação profissional que promove o fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e a China, contribuindo para o desenvolvimento de novas oportunidades econômicas, sociais e culturais no país”, diz o documento.
A Assembleia também ressalta que o trabalho de Thomas “tem impacto positivo no Brasil e no mundo, servindo como inspiração para as futuras gerações e promovendo o progresso por meio da educação, inovação e cooperação internacional”.