A Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) da OAB Nacional terá Thomas Law na presidência por mais um mandato. Nessa terça-feira (15) ele foi reconduzido ao cargo para a gestão 2025-2028.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Beto Simonetti, e o Coordenador Nacional de Comissões, Procuradorias e Projetos Estruturantes do Conselho Federal da OAB, Rafael de Assis Horn, assinaram a nomeação, estabelecida pela Portaria 256/2025.
A CNRBC reúne uma rede de juristas especializados em Direito Internacional, com afinidade com temas relacionados à China e possui núcleos em diferentes estados do país e no Distrito Federal.
Além da CNRBC, Thomas Law preside o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), é vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES), e Conselheiro Estadual da OAB-SP.
O trabalho da CNRBC
Desde sua criação, em 2020, a CNRBC dedica-se, principalmente, a trabalhar questões jurídicas e temas preponderantes nos dois países. Isso inclui a colaboração no refino das relações econômicas entre Brasil e China, visando a ampliação do conhecimento jurídico e regulatório das leis e normas de cada um.
A Comissão presta assistência aos núcleos estaduais, realiza palestras, seminários, cursos, e incentiva ao conhecimento e compreensão do Estado de Direito chinês. Também promove o lançamento de livros como “A Consolidação Legal das Relações Entre China e Brasil”, em parceria com a OAB, a China Law Society e a Law School da Shangai University of Finance and Economics (SUFE).
Realiza, ainda, debates jurídicos como o “Brasil-China Legal Forum – Advocacia sob a Perspectiva Internacional” e o “Simpósio Internacional Inovação, Fintechs, Economia Verde e Crédito de Carbono”, entre outros. Ao mesmo tempo, promove a aproximação com instituições de ensino chinesas, como a Zhejiang University International Business School (ZIBS).