A província de Heilongjiang fica na região nordeste da China. Faz divisa com a Rússia. Sua capital é Harbin, famosa pelo festival anual de neve e gelo.
Historicamente, Heilongjiang ocupa cerca de três quintos da área que constituía a Manchúria. Com 463.600 km² de área, tem uma população de 32 milhões de habitantes.
O Amur é o maior rio da província. O gelo começa a se formar ali em outubro, e ele fica congelado entre meados de novembro e maio do ano seguinte.
O clima da província é caracterizado por invernos rigorosos, durando de 5 a 8 meses. A região tem clima bastante frio, podendo chegar a – 28°C em janeiro. A temperatura média de julho, o mês mais quente, é de 24 °C.
História
A população é predominantemente da etnia han, mas há outros grupos étnicos significativos, como russos, coreanos, hui e mongóis.
A imigração coreana começou em meados do século XIX, com milhares se deslocando para as províncias de Heilongjiang e Jilin, onde transformaram grandes áreas pantanosas em arrozais.
Eles vivem principalmente no sudeste de Heilongjiang, onde muitas vilas coreanas autônomas foram estabelecidas. Os Hui vivem e trabalham principalmente nas cidades maiores como comerciantes, artesãos e proprietários de restaurantes de carne bovina e ovina. Aqueles em Anda e Zhaodong criam cabras e gado leiteiro. Os mongóis vivem na parte ocidental mais seca da província, onde se dedicam à agricultura e à criação de animais. Muitos deles vivem no condado autônomo da Mongólia na parte ocidental da província.
Os mongóis vivem principalmente no vale superior do rio Nen, no sopé da cordilheira Hinggan.
Os russos entraram na província no final do século XIX e no início do século XX. Um grande número de emigrantes chegou após a Revolução Bolchevique. Eles vivem principalmente em Harbin.
Economia
Apesar do grande potencial mineral e agrícola de Heilongjiang, a economia atualmente se baseia em exploração de recursos naturais. A província tem grandes reservas de vários minerais, como petróleo, carvão, ouro e grafite. A geração de energia elétrica se tornou um componente importante da economia local, com várias usinas hidrelétricas e usinas de geração térmica sendo construídas.
Na agricultura, destaque para a produção de beterraba, soja, milho e trigo. Outras safras de grãos incluem arroz, sorgo, linho e girassol. Heilongjiang é uma das principais áreas de pastagem da China, suas planícies sustentam grandes rebanhos de gado. A produção de laticínios é importante, e a província é uma das principais produtoras de leite do país.
Mais recentemente, Heilongjiang tornou-se uma das principais regiões industriais da China, produzindo veículos automotores, geradores, máquinas agrícolas, locomotivas, materiais de construção, tecidos de linho, açúcar de beterraba, laticínios e bebidas. Grande parte da indústria local é baseada na exploração de seus ricos recursos naturais; em especial o petróleo.
A província de Heilongjiang ocupa uma posição central no nordeste da Ásia e serve como elo importante nas relações comerciais e econômicas com a Rússia, Coreia e Japão. Harbin é o centro da rede ferroviária, transporte fluvial e viagens aéreas.
Capital
Harbin, a maior cidade e capital da província, desenvolveu-se a partir de 1898, sendo a base de construção para a Ferrovia Oriental Chinesa no norte da Manchúria. Logo se tornou o principal centro de transporte e comunicações da região, com ligações ferroviárias diretas para o resto da China e ao Pacífico.
A capital de Heilongjiang tornou-se um dos destinos turísticos de inverno mais populares do mundo. Isso é atribuído à infraestrutura em expansão da cidade, à popularidade crescente de suas atrações temáticas de inverno.
Na temporada de inverno de 2023-2024, Harbin recebeu mais de 87 milhões de turistas, 300% maior em comparação ao ano anterior. De fato, a infraestrutura turística de Harbin viu melhorias significativas, que foram essenciais para dar suporte ao crescimento da cidade. Em especial com a introdução de rotas de trem com tema de inverno, visando melhorar a acessibilidade para turistas que viajam de diferentes partes da China.
As atrações icônicas da província continuam atraindo grandes multidões, particularmente o Harbin Ice-Snow World, um enorme parque de gelo e neve medindo mais de um milhão de metros quadrados. As impressionantes esculturas de gelo do parque, as atividades interativas de inverno e as performances temáticas o tornaram uma parte central das ofertas de turismo de inverno de Harbin. A cidade sediou os Jogos Asiáticos de Inverno de 2025, consolidando-a como uma atração internacional.
Veja mais: