Um livro que conta histórias de mulheres em busca do direito à felicidade numa cidade industrial chinesa. Essa é a proposta de ‘Histórias de amor no novo milênio’, da chinesa Can Xue.
Vencedora de várias premiações literárias e indicada ao Prêmio Nobel de Literatura por seis anos consecutivos, a escritora de ficção chinesa Can Xue já escreveu seu nome com uma das mais intrigantes do nosso tempo.
Seu verdadeiro nome é Deng Zemei. Ela nasceu em 1953, em Hunan. Filha de jornalistas, passou boa parte da infância sob os cuidados da avó. Sem perspectivas de continuar os estudos além da escola primária, ainda adolescente, começou a trabalhar em uma oficina metalúrgica.
Casou-se com Lu Yong em 1978. O casal abriu um ateliê de costura, com Can Xue dedicando a maior parte de seu tempo às tarefas domésticas e ao cuidado da filha. Foi nesse período de prosperidade e com algum tempo nas mãos, que Can Xue começou a escrever. Adotou um pseudônimo que pode ser traduzido como “neve remanescente”. Acabou entrando no mundo literário somente com 30 e poucos anos.
As três primeiras décadas de sua vida podem não corresponder às de uma autora ocidental comum. Mas Can Xue faz parte de uma geração de escritores cresceu ouvindo histórias de aldeia contadas pelas avós ou por moradores locais enquanto eram enviados para trabalhar no campo. Ela leu todos os volumes de mestres modernos como Lu Xun (鲁迅) e Shen Congwen (沈从文) que pertenciam a seus pais, e depois os clássicos chineses.
Somente nos últimos 20 anos que os livros de Can Xue começaram a ser traduzido em outras línguas. Frequentemente é comparada a Kafka, construiu uma obra fundada em premissas próprias, capazes de levar sua literatura a lugares aonde nenhum outro escritor chegou.
Finalista do International Booker Prize, “Histórias de amor no novo milênio” é seu romance mais celebrado e conta a história bem-humorada de uma miríade de mulheres insaciáveis que estão em busca de prazer e do direito à felicidade numa cidade industrial precária.
Com tradução de Verena Veludo, a obra de 400 páginas está disponível no site da editora e nas grandes livrarias do país.
Conforme a editora, “Can Xue é capaz de promover na leitura a sensação de deslocamento e espanto que as personagens parecem experimentar”.