A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) sediou a final do concurso Chinese Bridge 2025. No dia 17 foram selecionados os três melhores estudantes de mandariam na categoria universitários e os de ensino médio foram selecionados no dia 18.
O evento foi organizado pela Embaixada da China no Brasil, realizado pelo Instituto Confúcio da PUC-Rio e patrocinado pela empresa CNOOC Brasil. Contou com o apoio do Consulado da China no Rio de Janeiro.
Também estiveram presentes do vice-cônsul-geral do Consulado da China no Rio de Janeiro, Wang Haitao, diplomatas, e os diretores chineses e brasileiros dos Institutos Confúcio. Andre Sun, diretor cultural do Chinese Bridge in São Paulo, foi um dos jurados.
Na cerimônia de abertura, a cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, destacou que o estudo da língua chinesa tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos anos. “O ensino do idioma e da cultura chinesa promovem o entendimento bilateral, por meio de diversas atividades culturais, desempenhando um papel insubstituível no fortalecimento dos laços entre o povo chinês e os brasileiros”, disse.
Conforme explicou André Sun, no total, participaram 11 estudantes do ensino médio e 25 universitários. Eles foram indicados após seletivas de 12 Institutos Confúcio do Brasil. Além disso, o Chinese Bridge Club in São Paulo indicou dois competidores. “É preciso destacar que o nível de domínio do mandarim está muito alto. Desejamos sorte aos vencedores que representarão o Brasil na final mundial, realizado na China no final do ano”, ressaltou.
Além da competição de proficiência, a programação incluiu apresentações culturais chinesas, canções e apresentações de tambores chineses e da Orquestra Nacional Chinesa no Brasil.
Vencedores
O concurso seguiu as mesmas quatro etapas para das duas categorias. Os alunos fizeram uma apresentação onde mostraram seus talentos, seguido por discurso temático, leitura em voz alta de um trecho de texto em chinês e um teste de compreensão auditiva.
Dentre os alunos do ensino médio, o primeiro lugar foi para Henrique Miguel de Santana (IC-UNICAMP), que viaja para a China para participar da final. Em segundo empataram Julia Candido Costa (IC-UNESP) e Antônio Alves Campos Neto (IC-UFBA). No terceiro lugar, outro empate, com Giulia Vieira Paulino (IC-UNESP), Thiago Matieli (IC-UFF) e Júlia Mergulhão Ribeiro (IC-UPE).
O ganhador na categoria universitários foi Rodrigo Lerner Gutterres (IC-UFRGS), que estará na final, na China. Yansley Andre Sena Tavares (IC-UFC) ficou em segundo e irá à China como observador da final. Empatados em terceiro Lugar: Romulo dos Santos Gomes Cardoso (IC-UFF), Pedro Luca Ferreira Freire (IC-UPE) e Tháiza Vitória Bellumat Freitas Lima (IC-UNESP).
Atualmente, o Brasil conta com 13 Institutos Confúcio, e o número de estudantes matriculados ultrapassa 10 mil há três anos consecutivos, ocupando a primeira posição na América Latina.