Em 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial das Cidades. Essa data foi criada pelas Nações Unidas em 2013, com o objetivo de fomentar a cooperação entre países para enfrentar os desafios da urbanização, além de incentivar o desenvolvimento sustentável.
Entre as diversas ações do Ibrachina está a divulgação das tecnologias de smart cities, ou cidades inteligentes. Isso significa a utilização da tecnologia para trazer melhorias para a vida da população, desenvolvimento econômico e aprimoramento da infraestrutura social e econômica.
Ibrachina Smart City Council
Thomas Law, presidente do Ibrachina, criou o Ibrachina Smart City Council (ISCC), um grupo de especialistas que ajudam a ampliar o debate sobre o tema no Brasil, trabalhando a partir da “tríplice hélice”, ou seja, envolvendo representantes de empresas, poder público, academia e sociedade.
Conforme explica Thomas, o objetivo do ISCC é “apresentar formas de ajudar o poder público na construção de projetos para tornar São Paulo uma cidade mais inteligente”.
O Conselho, em colaboração com o iCities, realizou eventos como as três edições do Smart City Session em São Paulo, além de um intercâmbio com a Smart City Expo World Congress, em Barcelona.
Ao mesmo tempo, o Ibrachina realiza eventos como “São Paulo 2030: uma visão de futuro”, que discutiu as possibilidades de acelerar a transformação da capital paulista em uma smart city.
Outra ação digna de nota é o Concurso de Requalificação Urbana para o entorno do Mercado Municipal Paulistano, promovido pelo Ibrachina, lo IAB-Departamento São Paulo e pela Escola da Cidade, com a colaboração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
O Concurso vai selecionar as três melhores propostas e poderá alavancar o uso de tecnologias de smart cities no centro da capital.
Smart City Law Living Lab
O Smart City Law Living Lab é um think tank criado pelo Ibrachina. Ele será inaugurado em breve e terá como missão agregar as iniciativas do setor privado para implementar smart cities em toda a América Latina. Think tank é um conselho de pesquisa e promoção de ideias composto por especialistas.
>Sediado na cidade de São Paulo, o Smart City Law Living Lab será inaugurado em breve. Ele trabalhará, ao mesmo tempo, na promoção de inovações e na formulação de projetos de lei que facilitem sua implementação. Desse modo, poderá fazer interlocução com o poder público e entidades privadas, promovendo conhecimento, tecnologia e empreendedorismo.
Entres os especialistas que formam o Smart City Law Living Lab estão representantes acadêmicos, da iniciativa privada e do poder público. Entre suas propostas estão o fomento a competições de startups focadas em soluções de smart cities, e o apoio a concursos para revitalização de cidades, tornando-as mais sustentáveis, resilientes e inteligentes.
Ibrawork
Entre as ações mais marcantes na promoção da inovação realizadas pelo Instituto está a fundação do Ibrawork. Atuando desde dezembro de 2021, o hub de open innovation é focado em smart cities. Ele também é uma aceleradora de startups, por meio do programa Esfera, que ajuda na internacionalização das soluções criadas por brasileiros.
Além disso, o espaço do Ibrawork também um lugar de conexões inteligentes, nacionais e internacionais, para negócios inovadores. No local, são realizados eventos presenciais e híbridos, como os Smart City Sessions, que reúnem especialistas para tratar de temas de interesse social e sua relação com a inovação nas cidades.
Saiba mais AQUI.