Brasil e China firmaram acordo bilateral de cooperação que estende para dez anos a vigência de vistos para passaportes de cidadãos dos dois países. O novo prazo de validade é o dobro do atual, cinco anos.
O ato foi assinado durante visita oficial do ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, ao Brasil. Ele e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, lideraram as ações na quarta edição do Diálogo Estratégico Global Brasil-China, a primeira desde 2019.
A visita de dois dias marcou o início das comemorações dos 50 anos de estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras, celebrado oficialmente em 15 de agosto.
Turismo e negócios
Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, e a ampliação e flexibilização da validade dos vistos eram demandas dos empresários brasileiros.
O aumento do prazo para 10 anos “facilitará viagens, incentivará a promoção de contatos diretos entre nossas comunidades empresariais e impulsionará o turismo entre nossos dois países”, disse o ministro Mauro Vieira.
Segundo dados oficiais, em 2023, mais de 37 mil chineses visitaram o Brasil. Antes da pandemia, cerca de 55 mil brasileiros visitavam a China anualmente.