Sabrina Cass foi a primeira brasileira a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022. Com apenas 19 anos, ela também é a pioneira do Brasil no moguls, modalidade do esqui estilo livre.
Na manhã desta quinta-feira (3) – noite na China – ela participou da primeira classificatória. Completou o percurso em 32s e ficou com 62.20 pontos. Terminou em 21º lugar na prova disputada nas montanhas de Zhangjiakou. Isso debaixo de muito frio, com temperatura de -27 °C. Cass voltará a competir no domingo (6), às 7h (de Brasília), na busca de uma vaga na final.
“Estou muito feliz de estar aqui, uma grande emoção de ser a primeira brasileira a competir no esqui freestyle moguls numa Olimpíada. Foi muito bom estrear e agradeço muito a todos que me fizeram chegar até aqui. Estou animada quanto ao que virá no futuro”, destacou após conseguir se classificar.
A abertura oficial de Beijing 2022 será nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, às 20:00 (horário de Pequim), 9:00 no horário de Brasília, no Estádio Nacional. O local, mais conhecido como “O Ninho do Pássaro”, também sediou a Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Beijing 2008.
O time brasileiro na Olimpíada de Inverno de Pequim competirá nas modalidades bobsled, esqui cross-country, skeleton, esqui alpino e esqui livre moguls.
Brasileira por opção
Filha de pai estadunidense e mãe brasileira, Cass nasceu nos Estados Unidos e tem dupla cidadania. Ela começou a competir no esporte representando os Estados Unidos. Chegou a ser campeã mundial júnior em 2019. Mas desde julho de 2021, optou por ser registrada como brasileira na Federação Internacional de Esqui (FIS).
Apesar de jovem, ela tem ampla experiência, tendo participado de várias competições internacionais do esporte que não é popular no Brasil. Em entrevistas recentes, ela disse que gostaria de impulsionar o crescimento da modalidade no país.