Em cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, nesta sexta-feira (15), foi instalada a Frente Parlamentar Campinas – China. O bloco será coordenado pelo vereador Fernando Mendes (Republicanos) e teve a adesão de outros 12 vereadores. A iniciativa teve apoio do Ibrachina.
“A importância de termos uma Frente Parlamentar de Campinas com a China é porque ela defende interesses locais. A cidade tem grande legitimidade, pois já possui uma comunidade chinesa, empresas chinesas e a academia, com o Instituto Confúcio e a Unicamp. Essa Frente Parlamentar promoverá o diálogo e a aproximação com os parlamentares chineses, visando uma agenda comum de interesses. Agradeço ao prefeito Dário Saadi, que sugeriu a criação desse grupo”, disse Thomas Law, presidente do Ibrachina.
Conforme Yu Peng, Cônsul-Geral da China em São Paulo, “o estabelecimento da Frente Campinas-China é mais uma iniciativa que demonstra a amizade entre os dois países. A cidade de Campinas desempenha um papel importante nesses intercâmbios. Como centro de inovação, atraiu muitas empresas chinesas líderes em seus setores, como a BYD e a State Grid. Além disso, o Instituto Confúcio da Unicamp promove continuamente o intercâmbio cultural. A Câmara Municipal de Campinas promoveu a criação do Dia da Imigração Chinesa, comemorado em 15 de agosto. Tudo isso revela a profunda e frutífera amizade, bem como o desenvolvimento conjunto entre Campinas e a China”, destacou.
A mesa de honra foi composta também pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Rossini; o vereador Fernando Mendes, presidente da Frente; o Cônsul-Geral Yu Peng; Ana Kaline Ou Law, diretora financeira e administrativa do Ibrachina; professor Dr. Li Li Min, titular do Departamento de Neurologia da Unicamp; Carlos Wizard, presidente do Brasil do Bem; professor Gao Qinxiang, diretor do Instituto Confúcio da Unicamp; Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora; Tak Chung Wu, diretor do CPDI Ibrachina/Ibrawork; Paulo Zheng, presidente da Aliança Brasil-China de Campinas; e Kelly Ferreira, diretora do curso de Relações Internacionais da Unicamp
Todo o evento foi transmitido online e teve interpretação em tempo real para o mandarim. Como parte da programação, houve apresentações culturais, incluindo a Dança do Leão, danças e música tocadas com instrumentos tradicionais chineses.
Marcaram presença na cerimônia Bruna Santos, diretora de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas, representando o prefeito Dário Saadi; a professora Ellen Shu, diretora cultural da China; a desembargadora Maria Inês Cerqueira César; representantes do Consulado Geral da China em São Paulo; Bruno di Conti, diretor brasileiro do Instituto Confúcio da Unicamp, além de professores do Instituto e membros da comunidade chinesa local.
Objetivos da Frente
Conforme ficou decidido pela Câmara Municipal, o objetivo da Frente Parlamentar Campinas-China é a integração entre governo e sociedade civil, visando desenvolver ações coordenadas para integração política e cultural entre os povos.
O bloco temático ajudará no desenvolvimento e cooperação nas áreas esportiva, econômica, cultural, científica, de inovação tecnológica, smart cities, sustentabilidade, empreendedorismo e relações internacionais. Para isso, serão escolhidos consultores técnicos em relações internacionais.