As celebrações do Ano Novo Chinês em Foz do Iguaçu iniciaram neste sábado (10) com o evento cultural “Celebração do Ano do Dragão na Cidade das Cataratas”, no Parque Nacional do Iguaçu.
Os convidados foram recepcionados com a “Dança do Dragão”, realizada pela ATS Garra de Águia Lily Lau. A noite festiva teve apresentação do grupo de dança e arte da Escola Secundária Pui Ching, de Macau. No repertório, interpretação de músicas e danças folclóricas chinesas, além da apresentação de peças com os instrumentos tradicionais guzheng e gugin.
Ainda como parte da programação, o grupo brasileiro Ibrachina Musical Project interpretou músicas chinesas com arranjos próprios, cantadas em português e mandarim, além de tocar com os músicos chineses.
Estavam presentes Thomas Law, presidente do Ibrachina; Juca Rodrigues, diretor presidente da Fundação Cultural; André Alliana, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, o vereador João Morales, presidente da Câmara municipal; a vereadora Yasmim Hachem; Munir José Calaça, presidente da Urbia Cataratas S.A; José Ulisses dos Santos; chefe do Parque Nacional do Iguaçu; Shu Jianping, Ministro da Cultura da Embaixada da China no Brasil; Bai Chunhui, Cônsul do Consulado da China em São Paulo, e Zhang Fangming, vice-cônsul do Consulado da China em São Paulo.
O evento, organizado pela embaixada da República Popular da China no Brasil e Consulado Geral da China em São Paulo, é uma realização do Ibrachina, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e da Fundação Cultural de Foz.
Veja como foi