Como parte das celebrações do Ano Novo Chinês 2023, na sexta (20), o Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo realizou um grande evento em parceria com Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo. A recepção ocorreu no Wework da Avenida Paulista, reunindo autoridades, parlamentares, membros da comunidade chinesa e convidados.
O presidente do Ibrachina, Thomas Law, explicou que 2023 é o “Ano do Coelho, que traz muita prosperidade”. Destacou ainda sua confiança que “a relação Brasil-China pode ser aprimorada cada vez mais” em diversas áreas, sendo uma “cooperação de ganha-ganha”.
A Cônsul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, reforçou em seu discurso que “a solidariedade entre chineses e brasileiros ajudou a vencer a pandemia”. Relatou ainda sua confiança no aumento da cooperação bilateral e convidou todos a trabalharem unidos “para construir um futuro mais feliz e promissor”.
Durante o evento, o presidente do Ibrachina e a Cônsul-Geral da China realizaram a entrega da Medalha da Amizade Brasil-China para pessoas que se destacaram na promoção das relações entre os dois países.
Receberam a honraria o deputado federal Fausto Pinato; o deputado estadual Rodrigo Moraes; a secretária municipal da Cultura de São Paulo, Aline Torres; a secretária municipal da Cidadania e Direitos Humanos de São Paulo, Soninha Francine; e a secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, representada pelo chefe de gabinete Rodrigo Massi.
Também foram agraciados a prefeita da cidade de Estiva Gerbi, Claudia Botelho, os vereadores de São Paulo Rodrigo Goulart, missionário José Olímpio e a vereadora Edir Sales, representada por Paulo Ferreira. Além da Medalha, todos receberam um coelho de pelúcia branco, simbolizando o signo que rege o Ano Novo Chinês.
Na ocasião, Paulo entregou do Voto de Júbilo e Congratulações da Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo, concedida ao Ibrachina e ao Chinese Bridge Club in São Paulo, e a Thomas Law em nome da vereadora Edir Sales.
A celebração prosseguiu com a apresentação de músicas chinesas de Oscar Ping e Lee Tek Hong, tocando os instrumentos tradicionais erhu e sheng. Em seguida, Zhu Aihua realizou uma performance da Ópera de Sichuan. A Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau realizou a Dança do Leão, tradicional em celebrações de Ano Novo Chinês. Os convidados também tiveram a oportunidade de usar roupas tradicionais chinesas para produzir fotos.
A programação do evento encerrou com a projeção de um videomapping com mensagens e elementos culturais chineses na fachada do Edifício Anchieta – localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. O show de luzes também foi apresentado no sábado (21).
Confira como foi: