O premiado filme “Tempo de Viver” (活着) dirigido por Zhang Yimou, foi a obra escolhida para a primeira sessão do projeto Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club, iniciativa que pretende fazer uma “ponte cultural” entre o Brasil e a China. A película foi apresentada nesta quinta-feira (9), para cerca de 50 pessoas, no espaço de eventos do Ibrawork.
Após a exibição, o público presente conversou com Milena de Moura, cineasta brasileira com mestrado em direção de cinema pela Academia de Cinema de Beijing, mesma universidade onde o diretor Zhang Yimou estudou.
Ela destacou os elementos culturais do filme, seu significado e também respondeu perguntas do público presente. Milena ressalta que o objetivo do projeto é “Nossa ideia é abrir uma janela para a vasta cinematografia chinesa e poder conversar sobre os filmes, propor um diálogo”, enfatiza.
O escritor e músico Rodrigo Adriano Machado revela que há tempos desejava conhecer mais sobre a cultura chinesa. Em sua avaliação, a noite de cinema foi “maravilhosa, uma ótima oportunidade para aprender sobre os aspectos culturais e conhecer o cinema feito na China”.
Já a Analista de Relações Internacionais Julia Ferreira “adorei o filme, pois ele traz um contexto muito importante que nos ajuda a entender vários aspectos culturais da China. Com certeza agregou um valor muito alto para os entusiastas da cultura chinesa”.
A rede chinesa de televisão CCTV cobriu o evento, dando repercussão internacional para a iniciativa.
Sobre o filme
“Tempo de Viver” é um romance histórico, baseado em um livro homônimo, que começa na década de 1940 e mostra a trajetória de uma família chinesa por meio século. A carga emocional da narrativa contagiou a plateia.
O longa foi exibido com áudio original, em mandarim, e legendas em português. Alguns estudantes de mandarim da USP estavam presentes e viram na noite de cinema uma oportunidade para praticar o idioma.
Como participar das próximas exibições
Os longas são apresentados gratuitamente toda segunda quinta-feira do mês no espaço de eventos do Ibrawork, na Rua Augusta, 1917 – 6º Andar.
A próxima sessão será dia 13 de abril com o filme “Adeus, minha concubina”. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla.
A curadoria da Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club é de Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP. A seleção inclui produções com temas variados, do romance à ficção, e também mostrará documentários.