“Jornada para o Oeste” (西游记) é um dos juntamente com “Romance dos Três Reinos”, “Sonho da Câmara Vermelha” e “Margem da Água”.
Escrito por Wu Cheng’, por volta de 1592, durante a dinastia Ming, “Jornada para o Oeste” baseia-se na história do monge Xuanzang e sua viagem para a Índia em busca de escrituras sagradas budistas. Ele estava acompanhado por seus três discípulos, o rei macaco Sun Wukong, o porco Zhu Bajie e o monge Sha Wujing.
O livro de aventura e fantasia, é um dos mais populares e influentes romances chineses de todos os tempos. Sua popularidade se estende até hoje, com diferentes adaptações para literatura, televisão, cinema, jogos e HQs.
A obra foi publicada em português pela editora Conrad, em 2010. Foi dividida em dois volumes, mas atualmente estão esgotados. Para os interessados, é possível encontrar exemplares disponíveis em sebos virtuais.
A história é repleta de simbolismos e alegorias, refletindo as crenças e valores chineses tradicionais. A trajetória de Xuanzang representaria a busca pela iluminação, enquanto seus discípulos simboliza os obstáculos e tentações que podem desviar um buscador sincero do caminho correto. O rei macaco recebe destaque por ser um personagem icônico, que representa a busca pela liberdade.
A partir do surgimento de Jornada ao Oeste, o rei macaco tornou-se o mais famoso e amado herói de toda a literatura chinesa. O humor e a audácia desse macaco humanizado que cavalga nuvens e consegue se transformar em qualquer coisa tornaram-no muito importante para os chineses. Além isso, um Festival do Rei Macaco é celebrado anualmente na China.
A influência de “Jornada para o Oeste” vai muito além da cultura chinesa. Seus elementos são uma grande inspiração para a cultura pop em todo o mundo. Por exemplo, a série de televisão norte-americana “Kung Fu” (1972-1975) foi inspirada no romance, apresentando um personagem semelhante a Sun Wukong.
A jornada de Xuanzang e seus discípulos foi adaptada em diferentes produções internacionais, incluindo “O Reino Proibido (2008), com Jackie Chan e Jet Li, o curta co-produzido pela França “Journey to the West” (2015) e a série “As Novas Aventuras do Macaco” (2018).
As produções chinesas de destaque são “Guerreiros do Império Perdido” (2001) “O Rei Macaco” (2014), “Lenda do Rei Macaco 2: Viagem ao Oeste” (2016), “Xuan Zang” (2016), “Jornada para o Oeste: Os Demônios Voltam a Atacar” (2017), Wu Kong – Contra a Ira dos Deuses (2017), “A Lenda do Rei Macaco 3: Reino das Mulheres” (2018), e a animação “O Rei Macaco – Uma Aventura Mágica” (2018). A produção mais recente é O Rei Macaco: A Lenda Começa (2022).
Nos mangás e animes a referência mais conhecida é o personagem Goku, de “Dragon Ball”, é baseada no rei-macaco descrito por Sun Wukong, tanto em seu visual quanto em sua personalidade. Seu criador, o japonês Akira Toriyama, confirmou isso em diferentes entrevistas.
Em 2023, o anime “Zaiyuki” mostrará outra produção baseada em Jornada ao Oeste, com a história do garoto Kappa que embarca em uma aventura após conhecer de um caçador de tesouros.
Existem outras referências menos diretas ao romance chinês na literatura, como a série de livros “Percy Jackson e os Olimpianos”, de Rick Riordan.