O Instituto Confúcio da PUC do Rio de Janeiro lançou o 15º Concurso de Proficiência em Língua Chinesa “Chinese Bridge” para alunos do Ensino Médio no Brasil.
Devido ao sucesso do concurso “Chinese Bridge” no ano passado, várias atividades online foram realizadas, o que atraiu muitos adolescentes brasileiros a participarem e obterem bons resultados. Por causa da situação pandêmica no Brasil, este ano a “Chinese Bridge” será realizada de forma online.
O concurso será realizado pela plataforma Zoom, no dia 22 de maio. O tema é “Voe bem alto falando chinês” (Fly High with Chinese).
Regras para participação
Para participar é necessário ter entre 14 e 20 anos de idade, não possuir nacionalidade chinesa, ser aluno do ensino médio que cresceu fora da China e cuja língua nativa não é o chinês.
Os finalistas dos últimos dois concursos finais globais não podem participar desta competição.
Os inscritos deverão:
● Possuir habilidade no idioma chinês, habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em chinês;
● Possuir conhecimentos básicos da China;
● Possuir habilidades culturais chinesas como canto e dança chinesa, instrumentos musicais
tradicionais, acrobacias, canções, recitações, caligrafia, pintura, recortes de papel, artes
marciais, etc.;
● Possuir capacidade de aprendizado abrangente, o concurso se concentra na avaliação do
aprendizado abrangente e da capacidade prática da língua e cultura chinesa dos
competidores.
A comissão organizadora da versão brasileira da competição é composta por representante da Embaixada da China e dos Institutos Confúcio no Brasil. O Ministro Conselheiro Shu Jianping preside e o e o vice-Presidente é um diretor do Instituto Confúcio, que sedia o concurso. Os demais membros são diretores de cada Instituto Confúcio co-organizador.
Mais informações podem ser obtidas com o Instituto Confucius PUC-Rio, no telefone (21) 35272525 ou Email: confucius@puc-rio.br. A responsável é Sun Yanping.