As sobremesas mais populares na China

As sobremesas mais populares na China

Conheça os diferentes sabores e ingredientes dos doces mais pedidos em restaurantes chineses

A maioria dos doces chineses possuem sabores e texturas muito diferentes dos conhecidos pelos ocidentais. Um dos ingredientes mais usados nas sobremesas na China é o feijão vermelho, que geralmente substitui o chocolate nos quitutes tradicionais. Conheça alguns dos doces mais populares entre os chineses na lista abaixo.

 

PÃOZINHO DE FEIJÃO VERMELHO

PÃOZINHO DE FEIJÃO VERMELHO

É a versão doce do famoso baozi – pãozinho feito no vapor com recheios salgados como carne de porco. Ele pode ser feito em diferentes formatos e é popular em toda a China, principalmente nas províncias ao norte. Pode ser encontrado também com outros recheios, como pasta de semente de pinhão, pasta de taro ou mesmo pasta de feijão preto

 

BARBA DE DRAGÃO

Esse doce é considerado uma arte, que teve origem na Dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.). É feito de açúcar e assemelha a um algodão doce. Geralmente é vendido em barraquinhas de rua perto de pontos turísticos. Veja como é feito:

 

TORTINHA DE OVO

TORTINHA DE OVO

Essa sobremesa foi introduzida na China por colonizadores portugueses em Macau. Se assemelha ao pastel de nata conhecido pelos brasileiros. É basicamente uma torta pequena recheada com creme de ovos em uma crostinha doce, servida quente.

 

TANGHULU

TANGHULU

Essa é outra sobremesa que costuma ser vendida em barracas de rua, principalmente perto de locais turísticos. Consiste em uma seleção de frutas em um palito de madeira, caramelizadas com calda de açúcar ou de milho. As frutas mais comuns são as maçãs, mas o tanghulu também podem ser feito com kiwis, uvas e morangos.

 

PANQUECAS DE ABÓBORA

PANQUECAS DE ABÓBORA

É uma das sobremesas mais doces da China, feita com abóbora, farinha e açúcar, e frita por imersão. É recoberto com sementes assadas de sésamo para uma textura mais crocante. Surgiu na província de Sichuan e popularizou-se por todo o país. É um dos quitutes favoritos no inverno.

 

PÃO DOCE DE OVO

PÃO DOCE DE OVO

Esse é um dos doces preferidos pelos chineses que vivem ao sul do país. Consiste em uma massa assada no vapor, recheada com uma mistura de gema de ovo e açúcar – algo semelhante ao quindim.

 

DURIÃO FRITO

DURIÃO FRITO

O durião é uma das frutas mais controversas da Ásia: embora suculenta e saborosa, possui cheiro forte e ruim. Pode ser associada à jaca brasileira. Nesta versão, a fruta é frita por imersão em óleo e resulta em um delicioso agridoce. Geralmente é mais comum no verão, época de abundância da fruta.

 

TANGYUAN

TANGYUAN

Esta é uma sopa adocicada típica da província de Sichuan. Bolinhos de arroz recheados ficam marinando no caldo, trazendo um sabor mais intenso. Geralmente essa sobremesa é consumida em refeições familiares por causa do seu nome, que em mandarim se assemelha à frase “reunião familiar”. Também é uma dos pratos típicos do Festival das Lanternas, comemorado no 15º dia do 1º mês do calendário lunar.

 

TOFU DE AMÊNDOAS 

TOFU DE AMÊNDOAS

Essa geleia de cor branca possui uma consistência suave, às vezes apresentada em formato sólido, outras vezes servida como creme em pequenos potes. Apesar do nome, é feita com o sumo extraído do caroço do damasco ensopado e moído. É uma das sobremesas mais comuns nos restaurantes chineses.

 

GELATINA DE GRAMA

Assim como o tofu de amêndoas, é outra sobremesa muito popular nos restaurantes chineses – principalmente entre as crianças. É produzida a partir da fervura da mesona chinesa (um tipo de hortelã). A mistura é coada e fervida novamente com amido de milho para que se solidifique. Pode ser consumida de muitas formas diferentes: como geleia, em bebidas ou misturada com leite condensado.

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Música

Com características marcantes e uma intensa renovação de estilos, a música chinesa encanta com a sua delicadeza.