C-pop, a música popular chinesa

O estilo musical surgido na década de 1920 recebeu influências ocidentais e hoje reúne fãs no mundo inteiro

C-pop é uma abreviação para “música popular chinesa”. O estilo musical tem cada vez mais adeptos em todo o mundo, principalmente entre os fãs de J-pop (pop japonês) e K-pop (pop coreano). O termo é considerado um guarda-chuva que abrange outros ritmos como R&B, rock chinês e hip hop. Boa parte dos artistas contemporâneos do gênero são da China Continental, de Hong Kong, e de Taiwan.

O estilo surgiu na década de 1920, se desenvolvendo e se difundindo até o estabelecimento da República Popular da China. Neste período, o país recebeu muitas influências musicais estrangeiras, como o jazz. Xangai tornou-se o centro de ebulição do novo estilo musical que unia a música folclórica chinesa com ritmos ocidentais, e passou a ser tocado em casas noturnas das principais cidades do país.

A música popular chinesa pode ser dividida em três estilos de acordo com o idioma: o mandopop, que é cantado em mandarim; o cantopop, cujas composições são feitas em cantonês; e o hokkien pop, de artistas que vêm de Taiwan. O primeiro surgiu na década de 1970. A primeira cantora de mandopop a fazer sucesso na China foi Teresa Teng. Ainda hoje é considerada a mais proeminente representante dessa vertente:

 

O cantopop possui muitas influências por ritmos internacionais como o jazz, o rock e o R&B. Entre os principais nomes do cantopop está Paula Tsui:

 

O taiwanese pop, também conhecido como hokkien pop ou minnan pop, recebeu influências de um gênero musical japonês chamado “enka” depois da ocupação da região pelos japoneses antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Uma das principais vozes desse estilo musical é Jody Chiang:

 

A relevância do C-pop cresceu nos últimos anos com o surgimento de concursos musicais televisionados como The Voice of China, Chinese Idol e The X Factor. A cantora Bella Yao foi uma das participantes de realities musicais mais famosa. Ela foi responsável pela versão chinesa da música “Let It Go”, tema da animação “Frozen”, da Disney. Bella faleceu em 2016 aos 33 anos.

 

No vídeo abaixo, a youtuber Si Liao, do canal Pula Muralha, fala sobre as diferenças entre o C-pop, o J-pop e o K-pop. Assista:

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também