Dia do Aniversário do Buda é celebrado neste domingo

Também chamado de Dia de Vesak, a data celebra o nascimento, a iluminação e o falecimento de Buda.

O Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni, comemorado no segundo domingo de maio, é a data mais significativa do calendário budista. Também chamado de Dia de Vesak, a data celebra o nascimento, a iluminação (Nirvana) e o falecimento (Parinirvana) de Buda.

Neste dia, os templos do Brasil e do mundo são decorados com bandeiras e flores que homenageiam a vitória de Buda em sua trajetória. Muitos antes do amanhecer, monges e budistas mais devotos se reúnem para cantar os sutras e hinos que celebram os ensinamentos de Buda (Dharma).

É comum a oferta de flores, velas e incenso. Estes são símbolos da vida enquanto impermanência, da vela que se apaga ao incenso que queima até o fim, de tudo que nasce e morre em um ciclo eterno.

Segundo a tradição, antes de morrer Buda aconselhou seu assistente Ananda a não lamentar sua morte, compreendendo assim, a lei universal da impermanência. Por isso, o Vesak é um dia de alegria e felicidade. É comum que budistas se dediquem a atividades beneficentes de forma voluntária neste dia.

A lei que introduz a data no calendário oficial foi proposta pelo deputado federal William Woo (PP) e sancionada por Dilma Rousseff. O Brasil tem cerca de 200 mil budistas de acordo com o IBGE, somente no estado de São Paulo são 240 templos.

Em São Paulo, a celebração do Vesak acontece em diferentes dias de acordo com a programação dos templos.

Templo Zu Lai – 05 de maio

Templo Lo Han – 18 de maio

Centro Cultural do Templo Tzong Kwan – 19 de maio

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Pinturas

A pintura chinesa tem como característica marcante seus traços expressivos e o jogo entre claro e escuro.

Xinyiquan

Xinyiquan ou boxe da mente e forma, é um estilo de arte marcial chinesa. Também é conhecido como boxe dos cinco elementos ou wuxingquan.