O dia a dia de um treinador de futebol

O dia a dia de um treinador de futebol

Conversamos com Domingos Maracanã, técnico na Ibrachina Arena

O treinador de futebol é uma das figuras essenciais na formação de novos atletas e também para a condução de uma equipe, seja ela amadora ou profissional. É responsável por estratégias de jogo que envolvem a elaboração de esquemas táticos e outras ações dentro e fora do campo. Geralmente os técnicos de futebol são ex-atletas que possuem muita experiência no esporte.

Brasil e China compartilham a mesma paixão por futebol. Ao longo dos anos, o gigante asiático se estabilizou como um dos principais mercados deste setor. Muitos jogadores brasileiros fazem parte de equipes chinesas de futebol, reforçando a boa relação entre os dois países. O presidente chinês, Xi Jinping, é um grande incentivador do esporte e anunciou um plano para transformar o país em campeão mundial nas próximas décadas. O brasileiro Fernando Sales faz parte da iniciativa, dando aulas para jovens aspirantes a jogadores na Universidade de Anhui e oficinas de formação para interessados em se tornar técnicos em categorias de base.

Conversamos com Domingos Maracanã, um dos treinadores do Orlando City Soccer School São Paulo, que falou um pouco sobre sua rotina e carreira.

Domingos Maracanã supervisiona um dos treinos realizados na Ibrachina Arena
Domingos Maracanã supervisiona um dos treinos realizados na Ibrachina Arena

Como é o dia a dia de um treinador de futebol?

Domingos: Trabalhoso mas muito gratificante. Atuamos junto a jovens atletas em seu desenvolvimento individual e coletivo, sem deixar que percam suas identidades e características. Buscamos sempre um equilíbrio social e emocional do grupo.

Como é trabalhar com jovens talentos do esporte?

Domingos: É saber que temos a responsabilidade de transmitir nossas experiências, conceitos e vivências. Acima de tudo, temos o dever de construir o caráter esportivo que esses jovens desenvolverão ao longo de suas carreiras.

O que é necessário para ser um bom treinador de futebol?

Domingos: Além de conhecer as características essenciais do grupo, é preciso entender os níveis de maturidade e desenvolvimento da categoria trabalhada para poder tirar o melhor de cada atleta em seu potencial máximo. Além disso, é preciso buscar conhecimento, se atualizar, conhecer novos conceitos táticos, técnicos e psicomotores, estudar os próprios conceitos para aperfeiçoá-los e entender que nem sempre eles serão únicos e verdadeiros.

Quais as maiores dificuldades da profissão?

Domingos: Enfrentar inúmeros profissionais desatualizados e acomodados em seus cargos, que buscam a vitória a qualquer custo e passam por cima da construção e desenvolvimento do aluno/atleta. Eles criam a ilusão de que a parte social sem obtenção de títulos e vitórias não traz benefícios para alunos e clubes.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Domingos: Acima de tudo, amar seu trabalho e saber que conquistas e derrotas farão parte do seu cotidiano. Buscar conhecimento técnico, tático, psicológico e pedagógico através do esporte, sendo ele de alto rendimento ou puro lazer. Saber identificar a faixa etária e de desenvolvimento dos alunos/atletas – amador, intermediário, avançado e profissional.

 

Conheça mais sobre a Orlando City Soccer School São Paulo

e sobre a Ibrachina Arena!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

História dos Chineses no Brasil

A imigração chinesa no Brasil teve início no século XIX, quando um grupo de imigrantes chegou no país para trabalhar no cultivo do chá.