Natural de Sergipe, Daniela Sena reside desde 2010 em Hangzhou, China, onde concluiu o mestrado em Gestão de Negócios Internacionais na Universidade Dianzi. Nas redes, é responsável pelo perfil “Dani in China”.
Em entrevista ao Chinese Bridge Club, ela conta que sua relação com a China começou quando decidiu estudar mandarim no país. “Ao longo desses anos que tenho vivido e trabalhado neste país fascinante, muitas coisas me marcaram, mas especialmente a hospitalidade e a determinação do povo chinês em alcançar o sucesso”, lembra.
A brasileira relata que participou do reality show ‘The Day I Ran China’, produzido pelo Discovery Channel e Mango TV, e transmitido em 43 países. “Essa experiência me permitiu mergulhar ainda mais na cultura chinesa e entender melhor a dinâmica empresarial local”, explica.
Sena tem uma carreira consolidada como empreendedora e influenciadora. É a CEO da Continental Corporation, uma empresa estratégica de consultoria internacional. Também foi reconhecida como uma das mulheres mais influentes de Hangzhou, cidade onde reside. Isso possibilitou que conhecesse pessoas influentes, como Jack Ma, CEO do Alibaba, em um evento da Alibaba Group chamado “The World She Made”. Segundo Daniela, “a oportunidade de conhecer uma das figuras mais influentes do setor empresarial chinês foi um marco significativo na minha jornada”.
Em parceria com a Embaixada da China no Brasil, Sena tem contribuído para fortalecer as relações entre os dois países por meio das redes sociais. “Com o mesmo propósito, também tive a honra de atuar como embaixadora dos Jogos Asiáticos 2023 em Hangzhou, promovendo a união e o intercâmbio cultural entre as nações”, comemora Daniela.
Ao falar sobre o crescente interesse dos brasileiros pela China e a popularização da língua chinesa nos últimos anos, avalia que “isso não ocorre apenas pelo potencial econômico do país, mas também pela riqueza cultural e histórica que desperta curiosidade e admiração”.
Através de suas redes sociais, a empresária também estabeleceu uma relação virtual tanto com pessoas na China quanto no Brasil. “Nesse mundo cada vez mais digitalizado, essa presença virtual tem sido enriquecedora e inspiradora, permitindo-me explorar a diversidade cultural e as oportunidades de negócios. Essa conexão transcende fronteiras e permite uma interação direta e instantânea com o público”, pontua.
Daniela Sena também é conhecida pelo live commerce, transmissões ao vivo pela internet onde são anunciados produtos e serviços, como um canal de compras. “Tem sido uma parte essencial da minha jornada como empreendedora e influenciadora. Essa é uma área em constante crescimento que, embora ainda seja incipiente no Brasil, na China já se tornou uma parte integral do cenário do e-commerce”, explica.
Explicando a diferença do live commerce nos dois países, Daniela lembra que plataformas chinesas como o Taobao Live e o Douyin, são muito populares, e os consumidores estão acostumados a fazer compras enquanto assistem a transmissões ao vivo. “No Brasil, embora o live commerce esteja em estágio inicial, há um enorme potencial de crescimento. Tenho trabalhado para trazer essa tendência para o país e ajudar empresas e empreendedores a explorarem o poder das lives para impulsionar suas vendas e aumentar o engajamento com o público”, afirma.
Também merece destaque a experiência de Daniela com a SheUp Community. A plataforma fundada por ela visa incentivar e promover o empreendedorismo feminino na China. Atualmente, reúne mais de 3.000 mulheres de 65 nacionalidades diferentes.
“Ao enfrentar meus próprios desafios como empreendedora, percebi a importância de criar um ambiente de apoio e capacitação para outras mulheres que desejam trilhar o caminho do empreendedorismo”, ressalta. “A SheUp é uma comunidade vibrante e unida. Ver mulheres de origens e culturas diferentes trabalhando juntas, superando obstáculos e alcançando o sucesso é algo verdadeiramente inspirador. Estamos construindo um futuro mais igualitário, onde o talento e a determinação feminina são valorizados e reconhecidos.”
Com mais de uma década de vivência na China, Sena percebe que o intercâmbio cultural entre os dois países tem se intensificado, seja por meio de parcerias comerciais, turismo, intercâmbios acadêmicos ou eventos culturais. Isso cria oportunidades para os brasileiros se envolverem com a cultura chinesa, aprenderem o idioma e estabelecerem conexões com pessoas e empresas chinesas”.
Conheça melhor o trabalho de Daniela Sena:
Instagram: https://www.instagram.com/daniinchina
YouTube: https://www.youtube.com/@daniinchina4081/videos
Facebook: https://www.facebook.com/dani.inchina
Twitter: https://twitter.com/daniinchina
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielasena888/