Desde 1992 comemora-se em 8 de junho o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Rio-92, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os oceanos.
A poluição tem gerado prejuízos inestimáveis, entre eles a redução de várias espécies de animais marinhos. Nesta data, a ONU incentiva a realização de ações pela educação para a redução da poluição nos mares e outros impactos causados pelas atividades humanas.
Além de conscientizar sobre como reduzir esses impactos negativos, é importante ajudar a sociedade a pensar em formas de reverter a situação.
Compromisso do Ibrachina
O Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) tem compromisso com a implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, que também prevê ações de preservação dos oceanos. Por exemplo, o ODS 14 versa sobre a vida na água. Esse objetivo lembra que “os oceanos do planeta – suas temperaturas e vidas marinhas – são responsáveis para garantir que a Terra seja um local habitável” e que a forma “como gerenciamos esses recursos é vital para a humanidade como um todo, para contrabalancear a mudança global do clima”.
Os ODS garantem o gerenciamento sustentável e a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros através de ações e leis internacionais que gerem o compromisso de buscar soluções para termos os oceanos cada vez mais limpos e sustentáveis.
Esse é um tema urgente. Afinal, a preservação dos mares e oceanos interfere no ar que respiramos, na estabilidade do clima, em várias atividades econômicas e também na segurança alimentar do planeta.
Além disso, o Ibrachina apoia ações relacionadas ao Direito do Mar, área do direito internacional que visa promover o uso pacifico dos mares e oceanos, bem como o uso consciente e conservação dos recursos vivos.
O Instituto foi um dos apoiadores do curso de Direito do Mar promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IDMAR. Também colaborou na celebração dos 25 anos do Tribunal Internacional do Direito do Mar, evento no qual o presidente do Ibrachina, Thomas Law, foi um dos palestrantes.