Os alunos da rede pública municipal de ensino de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. terão a oportunidade de aprender uma nova língua estrangeira e a cultura de um país. No dia 07 de fevereiro, a Prefeitura, através de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, dará início às aulas na modalidade intercultural no Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) 097. Os estudantes da unidade aprenderão mandarim na escola, que passou a ser denominada “CIEP Carlos Chagas Brasil – China”.
Segundo a secretária municipal de Educação de Duque de Caxias, professora Roseli Duarte, a iniciativa faz parte de um projeto de gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Governo do Estado e conta com a parceria da Fundação de Apoio à Escola, Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais (Fundec).
“A unidade situada no bairro Sarapuí está se preparando para atender aos alunos do segundo segmento, do 6º ao 9º Ano de Escolaridade, pelo município, e o Ensino Médio Integral pela rede estadual. Além disso, temos ainda vagas para quem desejar se inscrever e aprender o mandarim”, frisou a gestora.
Duarte ressaltou também que os candidatos para o Ensino Médio que ainda não foram alocados na primeira fase poderão se inscrever, entre os dias 27 e 28/01, através do site do Estado, em www.matriculafacil.rj.gov.br. “O currículo de modelo de ensino busca a contextualização do uso de estruturas e não limita o idioma. Além disso, será um diferencial para os nossos alunos ingressarem no mercado de trabalho. A partir do dia 29/01, todos que desejarem uma vaga remanescente devem comparecer à unidade escolar,” explicou a Secretária.
Já o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira, declarou que será implantada a primeira escola intercultural Brasil-China em Duque de Caxias e a segunda em todo o estado do Rio de Janeiro. “Esse é um projeto de tempo integral em que daremos aula de mandarim e também contextualizaremos toda a cultura chinesa, promovendo o estreitamento entre os países,” finalizou.
* Com informações da Prefeitura de Duque de Caxias.