Na tarde deste sábado (23), aconteceu a abertura da exposição fotográfica “Cultura Ecológica de Qinghai”, no Espaço Gabo do Memorial da América Latina. O evento recebeu autoridades brasileiras e chinesas.
A mostra, que estará aberta ao público até o dia 19 de abril, com entrada gratuita, reúne 79 fotografias da província chinesa de Qinghai, conhecida pela sua beleza natural.
Participaram do evento o presidente do Ibrachina, Thomas Law; o Cônsul Geral da China em São Paulo, Yu Peng, Missionário José Olímpio, representando o Deputado Estadual Rodrigo Moraes; Paulo Ferreira, representando a vereadora Edir Sales; Roberto Bertani, diretor do Memorial da América Latina; e Carlos Gandara, Presidente da Confederação Brasileira de Fotografia.
Entre as autoridades chinesas estavam Li Yi, Vice-Presidente Executivo da Associação de Fotografia de Qinghai; Song Jiangtao, Presidente Da Federação de Literatura e Artes de Qinghai; Da Luo, Presidente da Associação de Fotografia de Qinghai; Deng Guanghui, Vice-Presidente Residente da Associação de Cineastas da China; Han Xin’an, Vice-Presidente Residente da Associação de Músicos da China; Zhang Xihai, Inspetor Sênior do Departamento Internacional da Cflac; Shi Xiaoguang, Vice-Diretor do Gabinete da Presidência da Cflac; e Feng Yan, Pesquisador Sênior da Associação de Fotografia de Qinghai.
A realização da Exposição Fotográfica é do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), China Today Arts Week, Consulado Geral da República da China em São Paulo, Federação Chinesa de Literatura e Arte, e Federação de Literatura e Arte de Qinghai.
A mostra é parte do calendário de eventos alusivos à comemoração dos 50 anos das Relações Diplomáticas entre Brasil e China.