A Netflix lançou “Projeto Extração”, filme de ação estrelado por Jackie Chan (‘A Hora do Rush’) e John Cena (‘Velozes e Furiosos 10’) em agosto. Embora a plataforma não divulgue o número de pessoas que assistem cada produção, o longa ficou em primeiro lugar ente os top 10 dos filmes nas duas primeiras semanas de estreia.
Ele continua com bom desempenho, e o site especializado BGR indica ser a produção chinesa mais assistida do ano em streaming. No Brasil, chegou a ocupar o primeiro lugar no ranking de filmes da Netflix.
“Projeto Extração” teve realização da produtora americana XYZ Films, que em parceria com a Netflix, que distribuiu o longa internacionalmente em cinemas, antes de estrear no streaming. A co-produção chines-americana totalmente filmado em Yinchuan e Ningxia, regiões desérticas no noroeste da China. A escolha foi para simular os locais do Iraque em que se passa a história.
A trama acompanha dois ex-soldados das forças especiais que precisam escoltar um grupo de civis ao longo da ‘Rodovia da Morte’ de Bagdá até a segurança da Zona Verde em meio a uma guerra pela disputa do petróleo na região.
Quando uma refinaria de petróleo no Iraque é atacada, Jackie Luo (Chan), um profissional de segurança chinês, é encarregado de manter os funcionários da empresa seguros. Quando Luo descobre que a intenção dos invasores é roubar o petróleo, recebe a ajuda de Chris Van Horne (Cena), um ex-fuzileiro naval americano, e juntos tentam detê-los e fugir para a segurança da Zona Verde.
O elenco também conta com Pilou Asbæk (‘Game of Thrones’), Amadeus Serafini (‘Summer Nights’), Minghao Hou (‘Quando Éramos Jovens’) e Zhenwei Wang (‘Karate Kid’).