A primeira edição do seminário Brasil-China acontece nos dias 5 e 6 de setembro (quarta e quinta-feira). O evento, realizado pela Folha de São Paulo, discute as relações comerciais entre os dois países na atualidade e os desafios para o futuro. Temas importantes como acordos comerciais, projetos de cooperação internacional, exportações, comércio eletrônico e inovação fazem parte da pauta do seminário.
A abertura do evento será realizada pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Roberto Jaguaribe, no dia 5 de setembro (quarta-feira). Neste dia serão debatidos três temas:
Diversificação da pauta exportadora, que terá como palestrantes Carlos Eduardo Abijaodi, diretor de desenvolvimento industrial da CNI; embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Yu Yong, cônsul comercial do Consulado Geral da China em São Paulo
Evolução da pauta de exportações do agronegócio, com as participações de Eduardo Leão, diretor-executivo da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar); Roberto Brant, presidente do Instituto CNA da Confederação da Agricultura e Pecuária
Comércio eletrônico brasileiro e o mercado chinês, com as apresentações de Augusto Castro, gerente do Núcleo China da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Leonardo Palhares, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net); Marcel Motta, diretor no Brasil da consultoria britânica Euromonitor International, especializada em pesquisas sobre o mercado de bens e serviços
No dia 06 de setembro (quinta-feira) a abertura terá a presença do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes e do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang. Além das palestras de Larissa Wachholz, sócia do grupo de consultoria Vallya; Roberto Jaguaribe, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Thomaz Machado, presidente da consultoria ChinaInvest; Viveka Kaitila, presidente da GE do Brasil; Clelio Campolina, ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, professor emérito e ex-reitor da UFMG; Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Sheila Oliveira Pires, superintendente-executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)
A China é o principal parceiro comercial do Brasil e as relações comerciais entre as duas nações têm consolidado a relevância desta cooperação. Somente em 2017, a China se manteve como o maior importador de produtos para o Brasil, além de ser um dos principais destinos das exportações brasileiras.
O evento acontece a partir das 8h30 no Rooftop 5 & Centro de Convenções (rua Coropé, 88, Pinheiros), em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site http://eventos.folha.uol.com.br/evento/seminario-folha-brasil-china/208.