A sétima edição da competição de startups Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK ocorreu nesta quinta-feira (7), no Ibrawork em São Paulo. As verticais desse Challenge foram ESG (environmental, social and governance) e tokenização (tokens, criptoativo, NFTs etc).
Mais de 400 startups se inscreveram. O processo de seleção iniciou em 5 de maio, quando 20 delas passaram para a segunda fase. As selecionadas participaram de um bootcamp no início de julho, para avaliação tanto do pitch quanto do projeto. Antes de chegar ao Demo Day, no dia 7, as 10 finalistas passaram pelo escrutínio de uma banca de especialistas.
O corpo de jurados da final incluiu Thomas Law, presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork; Mauricio Zanetti, CEO do Igloo Network; Jennifer Chen, proprietária da JC Capital; Antonio Rocca, diretor da PWC; Bárbara Ladeia, do Green Sampa, programa da Agência São Paulo de Desenvolvimento; Claudio Cuqui, sócio-diretor da C3 Systems; e Ricardo Anbar, da BR Angels.
Após os pitches de quatro minutos, cada candidato recebeu um feedback e respondeu às perguntas dos jurados em seguida. Apresentaram suas propostas as empresas AMITIS, Cerensa, Unidroid, Destine Já, Lume Robotics, Edsun, Stonoex, Tokefy, Luming e Eco Pamplas.
Ao final do evento, foram anunciadas as vencedoras. Em primeiro lugar ficou a Unidroid, que trabalha com robôs para combate a incêndios. A Luming, especializada em geração de energia com biogás e gás natural, terminou na segunda colocação. A cleantech Eco Panplas, que opera na vertical ESG, acabou em terceiro.
Cada uma dessas startups indicará um membro para participar da GITEX 2022, em Dubai, entre 10 e 14 de outubro de 2022. Além da passagem internacional e despesas com hospedagens, a premiação também inclui espaço no stand do Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK para mostrarem seus produtos em uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.
Além disso, as vencedoras terão direito à integração e curadoria do IGLOO.NETWORK e receberão o “Passaporte Challenge”, que garante o acesso direto à fase semifinal da próxima edição do Challenge, em 27 de julho. Os ganhadores daquela edição, que ocorre em 27 de julho participarão do WEBSUMMIT em Lisboa.