O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) é um dos apoiadores do 65º Congresso da UIA (Union Internationale des Avocates), evento que ocorreu em Madri de 28 a 30 de outubro de 2021. A participação estratégica ocorre pela sinergia entre as pautas do Congresso, do Instituto e da China: a preocupação com questões ambientais expressas na Agenda 2030 e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Ibrachina está comprometido com a Agenda 2030. A China é um dos países que mais se compromete com a realização dos 17 ODS da ONU. E o Congresso é um evento estratégico para divulgar tanto o papel da China no cumprimento da Agenda 2030, como seu apoio para que a América Latina alcance suas metas de desenvolvimento sustentável.
O Dr. Víctor Gabriel Rodríguez, diretor Cultural do Ibrachina, apresentou estes temas em sua fala durante a abertura do almoço no Evento. Acompanhado pelo Dr. Willi Künzli, sócio fundador do Ibrachina, e pelo Dr. Ettore Botteselli, presidente do UIA Brasil, Víctor lembrou que o Ibrachina foi criado por um grupo de advogados e juristas, entre eles, seu presidente, Dr. Thomas Law. Portanto, sua afinidade com a UIA já vem do nascedouro. Ademais, Dr. Thomas Law é presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil e China da Ordem dos Advogados do Brasil, atuando para fomentar a bilateralidade com o país asiático nas ações dos advogados brasileiros.
Víctor realçou a relevância de dirigir-se aos advogados e juristas de todo o mundo, porque é deles o poder de criar e interpretar regras voltadas a um futuro sustentável. “O meio ambiente não tem fronteiras, portanto a integração global é imprescindível. A UIA, assim, é o lugar correto para ajudar na criação das regras que vão ditar nossa convivência em um mundo em que meio ambiente e desenvolvimento econômico possam estabelecer uma harmonia permanente”, destacou.
O diretor cultural convidou os juristas a conhecer o “China Policy Paper on Latin America and the Caribbean”, um documento de 2016, em que já estava mencionado o comprometimento com a Agenda 2030. A política chinesa de extinção da fome em escala mundial, de preservação do meio ambiente, de amenização das desigualdades foram citadas no documento do governo chinês. Víctor também elogiou o governo da Espanha, país onde ocorria o evento, que possui um Ministério dedicado especificamente ao cumprimento da Agenda, o Ministerio de Derechos Sociales y Agenda 2030.
Em seu encerramento, Víctor manifestou a relevância do papel dos advogados na construção de um mundo menos desigual, mais humano e ecologicamente preservado para as novas gerações.