O presidente do Ibrachina, Thomas Law, participou da mesa redonda com o professor e economista sênior do escritório Oxford Economics em Hong Kong, Tommy Wu. O evento, realizado no dia 30/08, teve como tema “China: Desafios e Riscos Econômicos” e foi realizado pelo Instituto Confúcio para Negócios – FAAP.
O professor Tommy Wu é PhD em Economia pela Queen’s University do Canadá e responsável pelas pesquisas econômicas e previsões com foco da região do Leste Asiático. Durante o evento, apresentou os objetivos comerciais de longo prazo da China e os principais riscos que enfrentam.
Wu mostrou os objetivos da China com o projeto “One Belt One Road”, destacando a importância de aumentar a prosperidade em partes do país que estão subdesenvolvidas. Um ponto surpreendente foi a importância do investimento na geração e distribuição de energia, garantindo o abastecimento através da diversificação entre fontes de geração e rotas de transporte.
Também destacou as possibilidades para que o Brasil se beneficie da iniciativa B&R. Segundo Wu, “O Brasil está bem posicionado para se beneficiar com o One Belt One Road”. Destaca que o tamanho do mercado brasileiro e seus recursos são favoráveis para fortalecer os laços comerciais, e que o país necessidade, relativamente, de menos investimentos em infraestrutura que outras nações para atingir este objetivo.
O professor também avaliou os riscos das tensões econômicas entre os Estados Unidos e a China, além das principais motivações para o aumento das taxas de importação dos produtos chineses.
Thomas questionou Wu sobre as áreas onde o Brasil poderia ter maiores oportunidades no comércio com a China com o B&R. O professor respondeu que a soja e o aço eram dois produtos que se destacavam, mas também há outras oportunidades.